Escritor José do Couto Vieira Pontes lança novo livro em Campo Grande

(Noite de autógrafos será na ASL, entidade da qual é cofundador)

Em evento no auditório da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL), acontecerá na próxima segunda-feira (04/12, a partir das 19h30) o lançamento do livro ‘O Rio Por Onde Veio Garcia’ (Editora Life): a nova obra literária do escritor José do Couto Vieira Pontes, que inclusive é um dos fundadores da ASL e que desde o ano de 1991 não realizava sessão de autógrafos de livros autorais.

Capa do romance de José Couto V. Pontes – Foto: Editora/Divulgação

Com 160 páginas e dez capítulos, ‘O Rio Por Onde Veio Garcia’ é um romance com características históricas e ficcionais e que chega com ótima expectativa do público e abalizada fortuna crítica.

O prefácio é assinado pelo escritor/poeta e ensaísta Rubenio Marcelo, que é colega de Couto Pontes na Academia Sul-mato-grossense de Letras. Em trechos do seu consistente prefácio, Rubenio assim afirma: “Esta publicação é fruto essencialmente de profundos levantamentos historiográficos e estudos/pesquisas de José Couto V. Pontes, enfim relevantes conhecimentos específicos deste ilustre escritor nascido em Três Lagoas, no então Mato Grosso uno, e radicado em Campo Grande”.

Noutra parte do prefácio, assim assevera Rubenio Marcelo: “Ambientado no início do século XVI, no áureo tempo dos descobrimentos portugueses, das explorações marítimas, dos navegadores ibéricos, o enredo desta obra situa o preâmbulo do seu foco narrativo em Lisboa, onde – envolto num veemente diálogo reflexivo, entre astrolábios, mapas, bússolas, sextantes, canetas e tintas, e embalado pelos ares do “fermoso Tejo” e pelo eco dos canhões das naus lusitanas mar em fora – encontrava-se o lendário protagonista da história: o português Aleixo Garcia, nascido no Alentejo (1485) e falecido no Paraguai em 1525. Este antológico romance: O Rio por onde veio Garcia, é, sem dúvidas, digno das mais destacadas premiações do gênero”.

Já a escritora/poeta e ensaísta Raquel Naveira, que pertence à ASL – em texto crítico também constante da obra – assim certifica num trecho: “José do Couto Vieira Pontes, com este romance épico, firma-se como um dos mais brilhantes escritores de narrativas do Mato Grosso do Sul e nos faz mergulhar nas nossas raízes ancestrais, de um longínquo passado ameríndio e medievo. Atira-nos numa aventura de homens que confiavam na perícia, na bravura e no poder dos sonhos e das iniciativas”.

Rubenio Marcelo (prefaciador do livro) e José do Couto Vieira Pontes (autor) – Foto: ASL/Arquivo

O Autor:  Juiz de Direito aposentado, escritor, historiador e crítico literário, José do Couto Vieira Pontes é ocupante da Cadeira nº 11 da Academia Sul-mato-grossense de Letras, da qual é um dos fundadores e foi presidente de 1972 a 1982. É membro emérito/decano do Instituto Histórico e Geográfico de MS. Possui premiações literárias, como o Prêmio Santos Vahlis (pelo ensaio O Romantismo na Literatura das Américas) e o prêmio A Época, pelo poema Paisagem destituída de você. Foi nomeado o primeiro Procurador Geral do Estado (MS) e, à época, participou dos atos de instalação do novo Estado, como presidente da Comissão para escolha dos símbolos estaduais: hino, bandeira e brasão. É autor das seguintes abras publicadas: Deste Lado do Horizonte (1972, contos); Jorge Luiz Borges, a Erudição e os Espelhos (1976, ensaio), História da Literatura Sul-mato-grossense (1981); e Os Vinte Anos da Academia Sul-mato-grossense de Letras (1991). Dentre suas reflexões acerca da arte literária, J. Couto V. Pontes afirma: “Com lucidez, os escritores escrevem para a eternidade, dissecando a realidade de seu tempo e o seu lado oculto aos olhos simplesmente práticos. Num labor espiritual, eles traçam as veredas do mundo, inauguram novos tempos”.  E finaliza: “Literatura não tem fronteiras e vence o tempo, até mesmo a morte. Mas precisa exibir qualidade, como bem disse Campoamor”.

Serviço/Lançamento:

Livro ‘O Rio por onde veio Garcia’ (Ed. Life, 2023)

Autoria: José do Couto Vieira Pontes

Dia e hora: 04/12/2023, a partir das 19h30

Local: Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Rua 14 de julho nº 4653 – Altos do São Francisco

Campo Grande – MS

Entrada franca.

Release: Divulgação Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo