Equipe da Fundação de Cultura leva peças de artesanato para a Feiarte em Curitiba

Foto: Divulgação FCMS

A equipe da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul embarca nesta quarta-feira (19 de abril de 2023) para Curitiba, para participar da 44ª Feira Nacional de Artesanato (Feiarte), que acontece de 21 de abril a 1º de maio de 2023, no pavilhão da Expo Barigui. A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais leva mais de duas mil peças para a Feira, produzidas com os recursos naturais abundantes em nossa região, como madeira, fibras vegetais, cerâmica, sementes e raízes.

Pela primeira vez a participação de Mato Grosso do Sul na Feiarte é 100% investimento da Fundação de Cultura de MS: a compra do estande, o transporte das peças e a seleção dos artesãos e entidades participantes. Para o diretor presidente da FCMS Max Freitas, “o artesanato do nosso estado é rico em produção, em detalhes e nos produtores, a roda da economia que gira e leva MS para o Brasil, é um investimento na economia criativa participar de feiras como a de Curitiba e esse ano nossos artesãos irão pra mais eventos desse porte, uma forma de atravessar fronteiras com a arte tradicional da nossa terra”.

Selecionados por edital, participam da Feiarte a artesã Jane Clara Arguello e as entidades Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS – Proart/MS; União Estadual dos Artesaos de Mato Grosso do Sul – Uneart/MS; Casa do Artesão de Aquidauana/Delegacia Sindical dos Artesãos de Aquidauana; Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul – Artems e Associação de Microempreendedores Individuais – AME.

Foto: Divulgação FCMS

Segundo a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, em todas a feiras em que a FCMS participa, o artesanato de Mato Grosso do Sul vende mais de 150 mil reais, e a expectativa para este ano é que supere esta marca.

O artesanato de MS retrata costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido, em grande parte, com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. As peças trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas, ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia e pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.

Mais informações sobre o trabalho da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais podem ser obtidas pelos telefones (67) 3316-9107 / 3316-9152 ou pelo e-mail artesanato.fcms@gmail.com.

Saiba mais sobre a Feira em: https://feiarte.com.br/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo