Entrevista com o Dr. Gilmar Ferreira do Espírito Santo

Câncer de intestino: após o tratamento, vida normal?

Dr. Gilmar Ferreira do Espírito Santo – Foto: Acervo Pessoal

No calendário de saúde, o mês de março recebe o laço azul marinho e é dedicado à prevenção do câncer colorretal – ou de intestino. Nos últimos meses, a doença vem sendo muito comentada em razão de acometer pessoas famosas, como o Rei Pelé e, mais recentemente, o cartunista Paulo Caruso. No bate papo a seguir, o cirurgião oncológico Gilmar Ferreira do Espírito Santo, da Oncomed-MT, fala sobre o tratamento e a vida após a doença.

Existem tipos diferentes de câncer de intestino?

Quando utilizamos o termo “câncer do intestino”, geralmente estamos nos referindo ao câncer colorretal, ou seja, do intestino grosso e o reto. Os cânceres do intestino delgado ou fino são muito raros.

Todo paciente diagnosticado com câncer de intestino precisa passar por cirurgia?

A cirurgia ainda é parte fundamental do tratamento do câncer colorretal, sendo empregada na maioria dos pacientes. Porém, há casos muito iniciais que podem ser tratados através de ressecções colonoscópicas e outros em reto nos quais o tratamento definitivo pode ser alcançado com rádio e quimioterapia ou imunoterapia.

Existem tipos diferentes de cirurgia para tratamento do câncer de intestino?

Sim. O seguimento colorretal é dividido simplificadamente em quatro partes: cólon direito ou ascendente, cólon transverso, cólon esquerdo ou descendente e o reto. A cirurgia dependerá da localização do tumor.

O que define quem precisa e quem não precisa da bolsa de colostomia?

O estágio do tumor e a sua localização são determinantes. Nos casos de cirurgia de urgência por obstrução do cólon por tumores avançados, daí a importância do diagnóstico precoce e, nos tumores de reto mais distais, próximos ao ânus, pode ser necessário a colostomia. Nos outros casos que são a maioria, geralmente a colostomia (“bolsa”) é desnecessária.

A utilização da bolsa de colostomia mudou com o passar dos anos?

 Sim. Houve uma evolução muito grande no conhecimento da evolução natural da doença, nas técnicas cirúrgicas e no tratamento como um todo. Isso permite que com segurança e evidência científica, evitemos a colostomia na maioria dos casos.

No tratamento do câncer colorretal, o que vem primeiro: cirurgia ou quimioterapia?

Isso também depende do estágio em que o tumor é diagnosticado e da sua localização. Nos tumores do cólon em estágios avançados, quando a doença já se disseminou para outros órgãos, a quimioterapia deve ser empregada inicialmente. Nos outros tumores do cólon, que ainda se encontram localizados, a cirurgia permanece como tratamento inicial. Nos tumores localizados nas porções mediais e distais do reto, a quimioterapia e a radioterapia em conjunto, também devem ser aplicadas antes da cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo