Entidades do setor produtivo lançam campanha sobre vazio sanitário em MS

Com o objetivo de alertar o produtor rural sobre a importância do vazio sanitário, as entidades do setor produtivo lançam, no próximo dia 21, a campanha “Plantando com responsabilidade, se colhe com qualidade”. O vazio sanitário teve início no dia 15 de junho e segue até 15 de setembro. Além de Mato Grosso do Sul, outros 11 estados e o Distrito Federal adotam a medida.

Para o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, a campanha serve para reforçar ao produtor rural sobre os riscos de não seguir a medida. “O vazio sanitário é o período em que se quebra o ciclo de doenças fitossanitárias. É fundamental o produtor ficar atento a esse período porque as pragas podem comprometer toda a cadeia da soja”, alerta Novaes.

As doenças que mais atacam a soja são ferrugem asiática, percevejo e a lagarta falsa medideira, que podem comprometer até 90% da safra. O período de 90 dias é adotado porque o tempo de sobrevivência dos esporos da ferrugem asiática, por exemplo, é de 55 dias. O produtor fica proibido de plantar nesse prazo e precisa, inclusive, procurar eliminar todas as plantas voluntárias.

A campanha foi desenvolvida pelo Governo do Estado, Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e Iagro, e conta com a parceria do Sistema Famasul, Aprosoja, Fundação MS, Embrapa e Agraer. O lançamento acontece no auditório da Governadoria, às 10 horas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo