ENEM 2023: “A pressão para ser aprovado e a aproximação da data do exame podem atrapalhar a motivação para estudar”, assegura psicóloga

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro; em todo o país, são mais de 3,9 milhões de inscritos, sendo 47,4 mil em Mato Grosso do Sul

Expectativa, ansiedade, medo, cobrança… as emoções e sentimentos relacionados ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são muitos, principalmente nesta reta final dos estudos. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro e mais de 3,9 milhões de pessoas devem fazê-las, conforme o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Somente em Mato Grosso do Sul, são 47,4 mil candidatos. Mas, afinal, o que fazer nestes últimos dias de preparação? A psicóloga e pedagoga Maísa Colombo Lima destaca que é importante manter a motivação e dá dicas de como fazer isso.

Foto: Divulgação

De acordo com Maísa, “a pressão para ser aprovado e a aproximação da data do exame podem atrapalhar a motivação para estudar”. Ela explica que motivação é uma força que move, regula e sustenta as ações de uma pessoa e, assim como a emoção, é importante para a aprendizagem.

Para entendermos a motivação, devemos considerar três variáveis muito importantes: o ambiente, as forças internas do indivíduo e o objeto que o atrai”, explica Maísa, que é coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Campo Grande.

Em relação ao ambiente, ela destaca que o local no qual o estudante está inserido vai interferir na motivação. “Somos seres muito influenciados pelo ambiente”, resume Maísa. A recomendação é analisar o contexto, quem está ao seu redor e as palavras que costuma escutar. Um ambiente agradável oferece estímulo, o que influencia a motivação para estudar.

Outro fator que influencia, conforme a psicóloga, são as forças internas, que estão relacionadas às necessidades, interesses, valores e desejos. “É o motivo que ativa seu comportamento. Responda a você mesmo: ‘Qual o seu interesse no Enem?’; ‘Qual seu desejo?’; ‘Quais seus objetivos?’; ‘Por que o Enem é importante?’. Quando o estudante tem objetivos, terá uma maior motivação interna para se dedicar aos estudos”, assegura.

A terceira variável é o objeto, ou seja, a meta. No caso, é a aprovação no Enem. A professora da Estácio explica que o objeto em si é fonte de satisfação para questões internas que vão mobilizar e motivar o estudante.

Os três componentes juntos impulsionarão o estudante a um comportamento de busca para satisfazer sua necessidade que, quando alcançada, reduzirá a tensão do organismo. Nesta reta final, é importante cuidar da saúde mental e do bem-estar para ter um bom aproveitamento”, finaliza Maísa Colombo Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo