Empreendedores do Pantanal ampliam mercado de venda com participação em Festival

Por meio do Pró Pantanal, 28 empresários consolidaram vendas e contatos com cidades brasileiras e bolivianas durante evento no Festival América do Sul

Empreendedores com atuação no Pantanal e que comercializam produtos ligados ao território pantaneiro estão com um pé na estrada e outro na internet para consolidar mercado e garantir vendas. Por meio do programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae/MS, eles estão participando da plataforma de marketplace ofertada por meio do selo Made In Pantanal e neste final de semana um grupo apresentou seus produtos em espaço exclusivo dentro do 17º Festival América do Sul, que ocorreu em Corumbá, entre os dias 9 e 12 de novembro.

Foto: Divulgação

Durante o evento físico na Capital do Pantanal, 28 empreendedores que atuam com artesanato e agroindústria ocuparam espaço no stand. Eles estão instalados em diferentes cidades pantaneiras, como Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Coxim, Ladário e Rio Verde de Mato Grosso, e também em outros municípios de Mato Grosso do Sul como Campo Grande, Itaporã e Terenos. O espaço no Festival serviu para gerar negócios e aumentar a visibilidade.

O consultor do Sebrae/MS, Fábio Lapuente, explicou que todos os empresários que estavam no Festival também possuem atuação no digital, utilizando o marketplace do Made In Pantanal, para gerar oportunidades em diferentes frentes. “Essa combinação do meio digital e o físico, com o Festival, traz uma oportunidade para o empreendedor do artesanato e da agroindústria gerar vendas. Estar presente em alguns eventos estratégicos ao longo do ano é uma forma de expor o produto, ouvir o cliente e aprimorar a abordagem. Muitos contatos que são feitos no evento continuam e geram bons negócios”, detalhou.

Artesã em amigurumi de Ladário, Valéria Baiaroski identificou a chance de vendas futuras ao utilizar o espaço do Festival América do Sul para se aproximar de novos clientes. “O povo passa aqui, olha, conhece o meu trabalho. Muitos compram, outros pegam o contato. Eu já fechei duas boas vendas para clientes que são da Bolívia e estavam no Festival. Um deles eu vou produzir um cachorrinho em tamanho real que vai ser parecido com um animalzinho que era da mãe do cliente. Ela perdeu o cachorrinho e ele quer dar um presente de recordação”, relatou Valéria, que tem o Valéria Crochê.

Foto: Divulgação

Outra artesã que vende online e expôs seus produtos no Festival, Lúcia Ângela da Silva Borges destacou que o evento serviu para garantir mais visibilidade dos produtos dela em Corumbá, Ladário e em cidades bolivianas que ficam na fronteira. “Muita gente que passou aqui ainda não tinha visto o trabalho que faço com a pele de jacaré. O Festival serviu para eu apresentar as peças que são industrializadas e podem dar um novo visual na decoração de casa ou no uso pessoal. Tive vendas e fiz contatos importantes”, indicou Lúcia, da Mimos Artes.

No setor de agroindústria está Amélia Pereira de Santana. Ela vive no Distrito de Albuquerque, que fica a 64 km de Corumbá, e neste ano foi para diferentes eventos em Mato Grosso do Sul que tinham o espaço do Made In Pantanal. No Festival América do Sul ela garantiu que a cada viagem aprende a observar melhor o que os clientes esperam dos produtos e busca testar estratégias para atrair a atenção deles. “Neste evento, trouxe doces cristalizados, biscoito de farinha de bocaiúva e consegui vender tudo antes do Festival terminar. Esse apoio do Sebrae em dar visibilidade para os produtos ajuda muito e estou muito feliz e aprimorando as estratégias de venda”, comemorou a proprietária do Delícias do Meu Paraíso.

Made In Pantanal

Com o objetivo de dar visibilidade aos empreendedores da economia criativa e agroindústrias com produtos feitos no bioma ou que utilizam insumos pantaneiros, o Made in Pantanal surgiu inicialmente como um selo, lançado no ano passado.

Empresários que possuem o selo têm o trabalho disponível para acesso na plataforma madeinpantanal.sebrae.com.br, que integra as ações desenvolvidas por meio do programa Pró Pantanal. A plataforma já está com cerca de 140 empreendedores que atuam com diferentes produtos e experiências que estão ligadas diretamente ao Pantanal em Mato Grosso do Sul.

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

Em Mato Grosso do Sul, o programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo