Em parceria com a SES, envolvidos nos Jogos Escolares passam por teste para Covid-19

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio de força-tarefa montada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), começou nesta quinta-feira (19) a aplicação de teste de antígeno para a Covid-19 nos profissionais que atuarão nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul – 12 a 14 anos (esportes individuais). A competição será realizada pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) neste fim de semana, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande.

Testagem Covid-19 nos Servidores da Fundesporte – Fotos: Lucas Castro/Fundesporte

No total, serão testados 206 profissionais até esta sexta-feira (20), sendo 195 da equipe técnica da Fundesporte e 11 da SES. Todos os envolvidos no evento (médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação, demais membros de estafe e voluntários) também farão a testagem. Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e outros funcionários) de municípios do interior serão submetidos ao teste no ato do embarque à capital, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo e que deverá ser entregue no credenciamento.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a aplicação dos testes de antígeno, coleta de swab/cotonete (secreção nasal) garante a segurança dos atletas. “O teste de antígeno auxilia no diagnóstico da doença infecciosa pelo Coronavírus, a sensibilidade deste teste é de 98,11%. O resultado sai em 15 minutos. Assim, os atletas e todos os colaboradores serão triados previamente antes do início do evento”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, os Jogos serão “blindados” para evitar o risco de contágio viral. “Graças ao apoio da SES vamos conseguir testar todos os envolvidos na competição e passar uma segurança aos atletas, técnicos e principalmente aos seus familiares. Tudo foi pensado com extrema responsabilidade e cautela”.

Protocolo sanitário

SES e Fundesporte elaboraram rigoroso protocolo de conduta para controle da transmissão da Covid-19, denominado “Retomada Segura dos Jogos Escolares da Juventude de MS”, com orientações de biossegurança antes, durante (locais de competição, refeitório e hotéis) e após o evento.

Além da testagem, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme o protocolo da SES, e apresentar relatório.

A diretora-geral dos Jogos e gerente de atividades desportivas da Fundesporte, Karina Pereira Quaini, explica que o cumprimento das medidas sanitárias será fiscalizado à risca pela equipe organizadora. “Vamos fiscalizar todas as situações, desde a chegada das delegações, até as disputas nos locais de prova, refeitórios e também orientar os chefes de delegação a respeito dos protocolos nos hotéis”.

Os Jogos

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul será totalmente presencial, com realização da etapa da faixa etária de 12 a 14 anos dos esportes individuais, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande. As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição é válida como seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, vão participar 288 atletas (117 no feminino e 171 no masculino) de 24 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

*Lucas Castro, da Fundesporte e Rodson Lima, da SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo