Em Coxim, Circuito Aprosoja leva conhecimento sobre gestão rural e seguros agrícolas

Coxim foi terceira cidade do Estado a receber Circuito Aprosoja 2016. – Foto: Divulgação

Coxim foi terceira cidade do Estado a receber Circuito Aprosoja 2016. – Foto: Divulgação

Cerca de 100 pessoas participaram da etapa de Coxim do Circuito Aprosoja 2016, que aconteceu nesta quinta-feira, às 19h, no Parque de Exposições Carlos Simão Introvini. A iniciativa, da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), ofereceu gratuitamente informações para produtores rurais, profissionais do setor agro, estudantes e público local sobre seguros agrícolas, gestão de propriedades e Direito Empresarial rural para o enfrentamento da crise econômica.

Na abertura do evento, Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja/MS, destacou a importância da liderança local. Na ocasião, citou o papel desempenhado por Terezinha de Souza Candido Silva, presidente do Sindicato Rural de Coxim, que tem a missão fundamental de mobilizar a região.

Iniciativa

“Quero parabenizar o envolvimento das lideranças locais que lutam pela sua região e se esforçam para levar conhecimento à população, fomentando a produção regional e informando produtores. A iniciativa dos líderes locais é que traz progresso, mobiliza as pessoas e gera desenvolvimento”, afirmou o presidente. Além disso, Bortolotto enalteceu o potencial de produção de Coxim e cidades vizinhas no cultivo de grãos, que já possui papel de destaque no Estado.

Ainda durante a solenidade de abertura, Terezinha de Souza, que também é diretora-secretária do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), destacou os benefícios de eventos como o Circuito Aprosoja na ampliação da visão de negócio proporcionada pela troca de experiências.

“É muito bom quando temos a oportunidade de encontrar produtores e pessoas com quem podemos, além de fazer negócios, buscar informações. Temos muito potencial de desenvolvimento aqui na região de Coxim, mas precisamos fomentar a produção de pesquisa e investir em tecnologias para apostar no futuro, por isso o Circuito é tão importante”, compartilhou.

Palestras

Em sua palestra, o engenheiro agrônomo João Pedro Cuthi Dias falou acerca do potencial de crescimento da agricultura nacional. “Há apenas 5 anos, os Estados Unidos exportavam 142 milhões de toneladas de soja e, o Brasil, apenas 58 milhões de toneladas. Na safra 2015/16 os EUA exportaram 133 milhões de toneladas do grão e, o Brasil, 104 milhões de toneladas. Isso mostra que estamos nos aproximando da realidade do primeiro mundo e podemos ainda muito mais”, detalhou.

Já Luiz Antonio Digiovani, também engenheiro agrônomo, falou sobre os desafios do mercado de seguros agrícolas no país. Gerente de mercado de agronegócio na Superintendência do Banco do Brasil no Paraná, ele explicou que a falta de seguro adequado para proteção da produção pode levar a perdas contínuas de rentabilidade, como um ciclo prejudicial, uma “bola de neve”.

Indenização

Ao final desta safra 2015/16, por exemplo, 8 mil produtores brasileiros acionaram o seguro agrícola do Banco do Brasil para cobrir prejuízos causados por estiagem ou geadas que atingiram as lavouras de diferentes regiões do país e em diferentes fases do desenvolvimento do grão.

O palestrante Laurindo Petelinkar, engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), falou sobre o Soja Plus, programa oferecido pela Aprosoja/MS que concede planejamento detalhado e eficaz das atividades no campo.

Por fim, Lucas Gomes Mochi, mestre em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), esclareceu questões acerca das normas de Direito Empresarial que precisam ser observadas pelos produtores para evitar prejuízos financeiros. “O empresário rural muitas vezes se preocupa muito com os gastos gerados pelas questões tributárias, no entanto, apenas um bom gerenciamento dos recursos sob o ponto de vista do Direito Empresarial é suficiente para manterem os negócios sólidos”, concluiu.

O Circuito Aprosoja conta com o patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de ser uma parceria da Aprosoja/MS com o Sindicato Rural do município, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), além do Senar/MS.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo