Em busca dos sabores pantaneiros: Rota Gastronômica percorre empreendimentos à beira dos rios

Em nova etapa, iniciativa apoiada pelo Sebrae/MS e Fundação de Cultura visita 10 estabelecimentos em Porto Murtinho e Corumbá

Foto: Elis Regina

A Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer o Pantanal sul-mato-grossense e provar os seus sabores, está em pleno andamento com o início da segunda etapa, intitulada “Águas”. Nesta edição, 10 empreendimentos de Porto Murtinho e Corumbá foram selecionados e vão integrar a rota: pousadas Fecho dos Morros, Corumbá e Sonetur; restaurantes Tembi’u He e Migueis; barco-hotel pesqueiro San Gabriel e barco-hotéis Kayamã, Peralta, Almirante e Bruno Pesca.

Estes empreendimentos recebem a visita técnica do chef Paulo Machado, para desenvolverem um prato típico que representará o estabelecimento na Rota Gastronômica Pantaneira. Além disso, é feito um trabalho de curadoria e entrega de fichas aos colaboradores, para que possam reproduzir a iguaria. A iniciativa é apoiada pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de valorizar os sabores locais e impulsionar o turismo gastronômico na região.

A Rota Gastronômica Pantaneira é um trabalho na linha de inovação de produtos turísticos, que precisam ir além da experiência de natureza para incluir a experiência gastronômica e cultural. A parceria com o chef Paulo Machado inclui a gastronomia como um item de agregação de valor às nossas pousadas pantaneiras, o que é extremamente importante para nosso turismo e para o nosso bioma, que passa a ter destaque não apenas por sua beleza, mas também pela cultura e modo de vida do homem pantaneiro”, explica a coordenadora do programa Pró Pantanal do Sebrae/MS, Isabella Montello.

Na avaliação do chef Paulo Machado, a iniciativa dará ainda mais visibilidade para o turismo na região. “Estamos buscando mostrar com essa segunda edição todo o potente cenário pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas, pesqueiros, as cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá. Eles serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.

Foto: Higor Maranho

Estabelecimentos são visitados

Percorrendo os negócios localizados próximos aos rios do Pantanal, a equipe do chef Paulo Machado iniciou o roteiro em Porto Murtinho, no final de março deste ano, tendo visitado a pousada Fecho dos Morros, localizada em uma ilha do Rio Paraguai, distante 60 km da cidade, além do restaurante Tembi’u He e o barco-hotel pesqueiro San Gabriel, entre os dias 25 e 30. Os demais estabelecimentos, incluindo os barco-hotéis Kayamã, Peralta, Almirante e Bruno Pesca, além das Pousadas Corumbá e Sonetur e o Restaurante Migueis, serão percorridos entre os dias 8 e 17 de abril em Corumbá.

Nesta edição da Rota Gastronômica Pantaneira, entre os sabores típicos da região que os turistas poderão experimentar, estarão: a moqueca de pintado com banana e aipim, o Jaú à San Gabriel preparado na brasa, coxinha de jacaré, sashimi de piranha, quibe de barbado e cestinha de peixe frito.

Para conferir os 10 empreendimentos selecionados na primeira etapa do projeto, ocorrida em 2022, os interessados podem acessar o canal do Youtube da Rota Gastronômica Pantaneira.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo