Em 4 dias de vistorias, Lucas Sanches constata cenário de caos na Saúde pública de Guarulhos-SP

Vereador do PL visitou as UBSs Parque Cecap, Jacy, Vila Galvão e Bananal e revelou situação de total abandono nas unidades; diante da ausência de gestão da Prefeitura, parlamentar oficiou Ministério Público (MP) sobre possíveis irregularidades

O vereador Lucas Sanches (PL) fez quatro vistorias técnicas, nos últimos dias, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos-SP. Na segunda maior cidade do estado de São Paulo, o parlamentar constatou um cenário caótico na Saúde pública, com direito a abandono estrutural de equipamentos, falta de medicamentos e descaso com a população que necessita de tratamento médico gratuito.

Fotos: Divulgação

Na terça-feira (9/1), Sanches fiscalizou a UBS Parque Cecap (rua Maria Del Pilar Munhoz Bononato, 78 – Parque Cecap). Durante a vistoria, o vereador ouviu funcionários e usuários da unidade, que compartilharam possíveis irregularidades, como infiltração, falta de insumos, bem como ausência de limpeza, de higienização e de conservação das salas de atendimento, dos consultórios e dos depósitos.

Ao mesmo tempo em que oficiou a Prefeitura sobre os problemas que encontrou in loco, pedindo que providências sejam tomadas em caráter de urgência, o parlamentar formalizou denúncia no Ministério Público (MP):

Chegamos ao ponto de ter de recorrer a instâncias superiores para a resolução dos problemas. Não precisa de muito tempo no local para constatar as demandas urgentes, e que refletem em total falta de respeito com o cidadão de Guarulhos. Isso é omissão. Era só a Prefeitura ter cuidado com as pessoas e fazer a sua parte. Não é pedir muito, não”, refletiu Sanches.

Num vídeo publicado nas redes sociais, o vereador detalhou os problemas que encontrou no posto Parque Cecap, tornando pública a acusação de falta de gestão municipal.

Fotos: Divulgação

Balde 

Além de poças d’água e de baldes para suportar as goteiras, o parlamentar flagrou o sistema de monitoramento da unidade sem funcionar, queimado.

Já na quarta-feira (10/1), a fiscalização aconteceu na UBS do Jardim Jacy (rua São Geraldo da Piedade, 45 – Jardim Jacy). No local, a população denunciou a falta de medicamentos básicos para o controle de hipertensão e para a dor, e de equipamentos para inalação.

Em conversa com os funcionários da unidade, Sanches também foi informado sobre a falta de enfermeiros, de psicólogos e de assistentes sociais. Diante das reclamações, o vereador oficiou o governo municipal de Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, solicitando à retomada urgente dos serviços e a recomposição do quadro de servidores.

Fotos: Divulgação

Outra blitz foi realizada na quinta-feira (11/1) pelo parlamentar. Desta vez, na UBS Vila Galvão (avenida Doná Eugênia Machado da Silva, 354 – Vila Galvão). Por lá, a maior queixa por parte dos usuários recai no horário de funcionamento da farmácia (até às 16h) e na falta de espaço físico:

Como é um posto de saúde localizado no centro da cidade, a falta de medicamentos não é crítica e gritante como acontece em unidades da periferia, onde falta tudo. Mas, aqui, na Vila Galvão, também tem infiltrações e falta de conservação, colocando em risco materiais médicos e alimentos de pacientes”, reforçou Sanches, que é pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos em 2024.

Já na UBS Bananal (rua Martinica, 220 – Parque Santos Dumont), fiscalizada na sexta-feira (12/1), problemas recorrentes, como a falta de enfermeiros e de infraestrutura do imóvel, foram detectados.

Segundo o vereador do PL, o posto de saúde foi planejado para atender 14 mil pessoas por mês, mas tem uma demanda de 22 mil pacientes no período:

 “Por isso, muita gente não consegue marcar uma consulta ou ser atendido. Mais uma vez, encontramos uma unidade de Saúde em Guarulhos que está jogada às traças. Infelizmente, o povo é que paga o preço pela incompetência da atual gestão”, lamentou o bolsonarista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo