Elo Musical do ‘Campão’

Segunda edição da ‘Feira da Música de Campão’ consolida espaço no festival com convidados nacionais e cria ponte para profissionais da música de MS

Campão Cultural 2022, Feira da Música – Crédito: Vaca Azul

Em meio à fervilhante programação do “Campão Cultural” destaca-se o momento dedicado exclusivamente à música em seus mais diversos aspectos: estéticos, tecnológicos, culturais e mercadológicos. A “2ª Feira da Música de Campão” abre espaço para trocas entre músicos, produtores, curadores, pesquisadores e empresários entre os dias 11 e 15 de outubro, em Campo Grande, ocupando espaços como o Armazém Cultural e o Museu da Imagem e do Som, entre outros.

A Feira da Música é um evento que vem se consolidando para tratar a música como negócio, para entender o mercado”, aponta Gustavo Cegonha, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Segundo ele, a Feira serve como veículo para que produtores e profissionais da música de outros Estados conheçam a realidade de Mato Grosso do Sul. “Ela cria oportunidade para que nossos artistas e produtores agreguem conhecimento e possam aplicar na prática, elevando ainda mais o nível de seus respectivos trabalhos na música”, ressalta.

Para Vitor Maia, coordenador do Núcleo de Música da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a Feira auxilia na criação e no fortalecimento de laços com profissionais que vêm de fora do Estado.

Além do conhecimento adquirido por músicos e produtores de MS nas palestras e oficinas, tem outro ponto muito importante que é o networking que acontece nesses espaços”, argumenta. Já Demétrius Hernandes, produtor-geral e curador da “Feira da Música de Campão”, aponta que é ainda mais difícil para um artista fora do Eixo Rio-SP conquistar destaque no mercado atual da música. “São milhares de músicas lançadas diariamente nas plataformas digitais”, frisa.

Demétrius afirma que a partir do momento em que se constrói uma cena capaz de englobar artistas diversos, torna-se mais fácil alcançar visibilidade e projeção para os músicos e bandas. Ele exemplos como a Tropicália, o rock de Brasília, o rock gaúcho, o manguebeat, entre outros. Ele reforça o poder que estas cenas tiveram no lançamento de fenômenos musicais no Brasil. “A ‘Feira’ contribui para esse desenvolvimento da cena musical de Mato Grosso do Sul”, acredita Demétrius.

Campão Cultural 2022, Feira da Música – Crédito: Vaca Azul

O PODER DA CENA

Os convidados são um dos destaques da “Feira da Música de Campão”. O produtor musical Pena Schmidt é um dos convidados da segunda edição do evento. Ele vai ministrar a palestra “Impressões e Ideias para o Fortalecimento do Mercado da Música Independente no MS” e também participar de um painel com agentes da música sul-mato-grossense. “As feiras são um caminho que os independentes descobriram e que funciona muito bem. É um lugar que facilita as trocas, permite que os artistas se apresentem, além de oferecer muita informação”, frisa.

Segundo Pena Schmidt, quando o músico ou a banda fazem um bom trabalho em uma feira ou festival, é grande a oportunidade para convites para shows em festivais maiores, o que propicia o desenvolvimento da carreira. “Os independentes precisam de mais jogo de cintura e ter metas de sucesso”, afirma.

Em atividade desde os anos 1970, o produtor é dono de uma carreira única, que o posiciona como um dos grandes profissionais do cenário musical brasileiro. É com essa autoridade que ele elogia o movimento de feiras e festivais que se consolidou no Brasil. Para o produtor musical, a capacidade dos músicos em criar uma identidade é essencial para o seu sucesso. Isso não significa que basta ter identidade, mas sem ela não se chega a lugar algum.

No Pará, eles encontraram essa ideia genial, o terruá, uma brincadeira com o francês terroir, que é isso, é a terra onde você está. Tem muito músico que fica olhando pra fora e vai competir com um monte de outros que estão fazendo a mesma coisa”, aponta o produtor que descobriu bandas como Titãs e Ira, além de ter produzido o primeiro disco de Almir Sater. Pena defende que a criação de uma cena passa pela capacidade dos músicos descobrirem aquilo que os torna únicos em um mundo já saturado de gente tentando repetir fórmulas de sucesso.

Pena Schmidt – Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

Da discussão sobre o papel de Mato Grosso do Sul como hub de integração da América Latina, graças à sua posição estratégica, a palestras sobre branding ou estratégias para carreira musical, a “2ª Feira da Música de Campão” abordará temas variados que contribuirão para o desenvolvimento dos artistas regionais, propiciando o contato com profissionais de todo o País. Além de Pena Schmidt, a programação contará com a presença de nomes reconhecidos no mercado musical nacional, como Renata Gomes e Paulo Vaz.

Outro destaque é Tadeu Patolla, músico e produtor musical que traz no currículo a produção de trabalhos de artistas como Wilson Sideral, Biquíni Cavadão, Jorge Ben Jor, além de ter “descoberto” o Charlie Brown Jr. Ele irá realizar a “Mentoria de Artistas e Bandas”, na qual músicos de MS poderão mostrar seus trabalhos e discutir pontos fortes e fracos analisados pelo produtor, assim como ouvir a opinião de Patola sobre as composições apresentadas, a postura no palco e outros elementos pinçados pelo experiente músico.

Além das palestras e oficinas, a Feira também terá espaço para shows no “Campão Cultural”. Entre as atrações de MS estão a cantora LLEZ e o maestro Eduardo Martinelli, que se apresenta com a dupla Beth e Betinha, Gersão Tradição, Jackeline Sanfoneira, Franke e Alzira E. no show “Caminhos da Fronteira: das Raízes a Polca Rock”. Haverá ainda os shows dos sul-mato-grossenses Codinome Winchester e Ariadne, da paulistana MC Tha e dos capixabas do Supercombo. O encerramento será com a esperada Batalha de Bandas, que coloca no palco vários grupos do Estado em uma espécie de festival que reflete o panorama da produção autoral contemporânea da música de MS.

Campão Cultural 2022, Feira da Música – Crédito: Vaca Azul

II FEIRA DA MÚSICA DE CAMPÃO

PROGRAMAÇÃO

https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/feira-da-musica/

Programação online

TERÇA (11/10)

10h – PALESTRA ON LINE – Como Usar o Algoritmo a Seu Favor com Dani Ribas (SP)

16h – LIVE – Artistas do MS conversam com Clemente Nascimento do canal Show Livre

Programação Presencial 

QUARTA (12/10)

14h – OFICINA – Você é Uma Marca – Branding para artistas da música com Thaty Moura (RJ)

19h – PAINEL – Cadeia Produtiva da Música Autoral Independente em MS – Mediação: Demétrius Hernandes (MS)

Local: Auditório do MIS

QUINTA (13/10)

9h – MENTORIA DE ARTISTAS E BANDAS – Tadeu Patolla (SP)

Local: Estúdio Fábrica

13h30 – Abertura da Feira e estandes

14h30 – PALESTRA – Composição e Criação Musical com Léo Moraes (ES)

15h30 – INTERVALO

15h45 – PALESTRA – Produção Artística, Gravadoras e Mercado Fonográfico com Paulo Vaz (SP)

16h45 – INTERVALO

17h – PALESTRA – SEBRAE – Empreendedorismo Musical

18h – INTERVALO

18h15 – PAINEL – Pena Schmidt e Agentes da Música de MS

19h45 – SHOW – Anarandá MC (MS)

Local: Armazém Cultural

23h30 – SHOW – Ariadne (MS)

1h – SHOW – MC Tha (SP)

Local: Casa Vitrine Shows

SEXTA (14/10)

9h – MENTORIA DE ARTISTAS E BANDAS – Tadeu Patolla (SP)

Local: Estúdio Fábrica

9h – OFICINA – Luz, Câmera e Ação: Os Segredos do Audiovisual com Cléverson Rojas (MS)

13h30 – Abertura da Feira e estandes

14h30 – PALESTRA – Conceitos de Blockchain e NFT para Música com Demétrius Hernandes (MS)

14h30 – OFICINA – Pandeiro Artesanal com Zé Benedito (Stand Zé Benedito Tambores)

15h30 – INTERVALO

15h45 – TALK COM MULHERES DA MÚSICA DO MS – Como Funciona a Curadoria de Festivais e Editais com Carol Daves (MG)

16h45 – INTERVALO

17h – PAINEL – Integração MS, Brasil e América Latina

Mediação: Rodrigo Teixeira (músico, compositor, jornalista e pesquisador da música de MS)

18h30 – INTERVALO

18h45 – PALESTRA – Rua e Internet: Como Circular e Rentabilizar sua Música com Barral Lima (BH)

19h45 – SHOW – Banda Darhew (MS)

Local: Armazém Cultural

23h30 – SHOW – Codinome Winchester (MS)

1h – SHOW – Supercombo (ES)

Local: Garagi

SÁBADO (15/10)

14h – Abertura da Feira e estandes

14h30 – OFICINA – Pandeiro Artesanal com Zé Benedito (Stand Zé Benedito Tambores)

15h – PALESTRA – Cultura, Mídia e Tecnologia: Estratégias e perspectivas on-line/off-line para sua Música Romper Barreiras com Renata Gomes (SP)

16h – INTERVALO

16h15 – PALESTRA – Impressões e Ideias para o Fortalecimento do Mercado da Música Independente no MS com Pena Schmidt (SP)

17h15 – SHOW – LLEZ (MS)

18h00 – PALESTRA – Música e Fronteiras em Mato Grosso do Sul com Evandro Higa (MS)

19h – SHOW – Caminhos da Fronteira: Das Raízes a Polca Rock com Maestro Martinelli, Beth e Betinha; Gerson Douglas; Jackeline Sanfoneira, Franke e Alzira E

Local: Armazém Cultural

18h – Batalha de Bandas

Local: Garagi

ESTANDES DA FEIRA

– Mandioca Records

– 3Sons

– Akasha Records

– Zé Benedito Tambores

– SEBRAE

– MIS e Memória Fonográfica de MS

– Dropday Club – NFT

– UBC e Bruna Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo