Eletrônicos respondem por 58% das intenções de compra na Black Friday e geram alerta para descarte irregular

Seis em cada 10 brasileiros já têm certeza de que realizarão compras na Black Friday 2023, mostra o estudo “A Black além da Black”, da empresa de tecnologia MindMiners, juntamente com a Spark. Entre os produtos procurados estão vestuário e acessórios, eletrodomésticos, itens de beleza e livros. Já os equipamentos eletrônicos ganham destaque, uma vez que respondem por 58% das intenções de compras. Na internet, as buscas pela data, que é uma das mais competitivas do ano em relação a vendas, são 24% maiores quando comparadas ao ano de 2022, conforme aponta o Google.

Consumo consciente propõe compra de produtos de empresas que investem na sustentabilidade e incentiva o reaproveitamento – Foto: Divulgação

Esses números acionam um alerta: quanto mais consumo, maior o descarte irregular. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), até o final desta década, o mundo estará produzindo 74 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Em um recorte latino-americano, onde o Brasil está situado, apenas 3% desse tipo de lixo são descartados de forma correta e tratados de maneira que respeita as regras ambientais, o que gera, ainda, 5,6 megatoneladas de gases de efeito estufa.

Em meio aos debates sobre sustentabilidade, as iniciativas que ressaltam ações para a preservação ambiental ganham destaque, como a importância do reaproveitamento de materiais, reciclagem e redução de consumo. Em vista disso, a economia circular é evidenciada, uma vez que esse conceito busca otimizar os recursos do planeta e gerar menos resíduos.

A equação é comprar menos, utilizar os produtos por mais tempo e reaproveitar seus insumos para a produção de novas coisas, reduzindo tanto a extração de recursos da natureza, como a quantidade de resíduos descartados”, explica o professor doutor Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular. Ele propõe, ainda, que o consumidor compre produtos de empresas que assumem compromissos ambientais, investem ou doam parte dos lucros desse período para ações que incentivam a circularidade e a sustentabilidade.

Para tanto, a mudança de posicionamento pede informação e planejamento, especialmente no que se refere à cultura do consumo consciente. O mesmo vale quando o assunto é aproveitar a Black Friday para compras antecipadas para o Natal. “Que tal a gente focar em valorizar mais a companhia das pessoas, do que em comprar coisas? Ou, se formos realmente consumir, praticar o consumo de forma mais informada e consciente”, conclui.

Confira dicas para um consumo consciente

– Optar pelo conserto e reforma de móveis e eletrônicos em vez de comprar novos. Doar ou trocar roupas e sapatos em brechós.

– Na hora da compra, privilegiar produtos locais, duráveis, reutilizáveis ou recicláveis, que tenham pouca ou nenhuma embalagem e sejam de empresas socialmente responsáveis.

– Se for antecipar as compras dos presentes de Natal, considere, antes, os de valor sentimental, gerando menos resíduos, como doações, passeios ou peças feitas por você. Mais que presente, presença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo