Dicas e Cuidados: Manutenção dos Pneus do Carro

Fazer a manutenção correta dos pneus é extremamente importante. Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve ter para evitar surpresas

Conservar e realizar a manutenção dos carros requer muito cuidado, mas o que muitos motoristas acabam se esquecendo de dar atenção é com relação aos pneus. Este item, apesar de ser importantíssimo, acaba não tendo o cuidado merecido e coloca em risco a segurança do motorista e de seus passageiros. Para que isso não ocorra, é preciso que os motoristas tomem uma série de cuidados, confira abaixo quais são eles e o que você deve fazer para circular com o seu carro com segurança:

A primeira coisa que os motoristas devem ficar atentos é com relação à calibração dos pneus. É muito importante que os pneus do carro estejam com os níveis de pressão adequados, para que o comportamento do veículo não seja afetado. Vale lembrar que os pneus com pressão muito baixa podem fazer com que seu carro consuma mais combustível para rodar. Por isso, o ideal é que os motoristas calibrem os pneus do carro com a pressão indicada no manual do proprietário a cada 15 dias.

Outro cuidado que os motoristas precisam ter é com relação ao alinhamento dos pneus. Quando os pneus estão desalinhados, os pneumáticos acabam se desgastando irregularmente, o que pode comprometer em até 50% a vida útil dos pneus, além de afetar os sistemas de direção e suspensão. O indicado é que o motorista faça o alinhamento dos pneus a cada revisão. O motorista também pode fazer um teste para saber se seu carro precisa fazer o alinhamento, para isso basta observar se seu carro pende mais para um lado do que para o outro ao estar em uma reta. Outra maneira é observar se há diferença no desgaste dos pneus.

Uma dica super importante para os motoristas é fazer o rodízio dos pneus periodicamente. Como a maioria dos carros possui tração dianteira ou traseira, os pneus localizados na área de tração acabam se desgastando mais rapidamente do que os outros. Para que os pneus se desgastem de maneira igual, é preciso fazer o rodízio, isso estende a vida útil dos pneus e também evita que o carro escape nas curvas ou frenagens. Vale lembrar que o indicado é que o motorista faça o rodízio dos pneus a cada revisão.

O estepe também merece uma atenção especial dos motoristas. Apesar de ele ficar esquecido no carro, nunca se sabe quando será preciso usa-lo, por isso é importante que ele esteja em perfeitas condições de uso sempre. Para que isso aconteça é preciso que os motoristas sempre se lembrem de calibrar o estepe a cada 15 dias.

Se você é daquelas pessoas que gostam de trocar os pneus originais do carro por outros com aros maiores cuidado! Apesar de esta prática ser bastante comum entre os motoristas, saiba que essa alteração pode afetar na conservação dos pneumáticos, com isso o veículo pode perder torque, além de gastar mais combustível já que aumenta o atrito com o solo. Vale lembrar que esta mudança também afeta na velocidade indicada no painel, que pode ter alterações e aumenta o risco do motorista tomar uma multa por excesso de velocidade.

Nos últimos anos, os pneus remoldados começaram a fazer sucesso com os motoristas. Estes pneus são feitos a partir da carcaça de pneus usados e geralmente custam mais barato do que os novos. Porém, o que pode parecer uma economia na realidade pode acarretar em uma tremenda dor de cabeça. Já que os pneumáticos são projetados para ter uma determinada duração, quando eles são remoldados acabam estendendo este tempo, o que afeta a sua estrutura interna e aumenta a possibilidade de que o pneu rompa ou simplesmente se exploda.

Hoje em dia algumas lojas também oferecem os chamados pneus seminovos, que em tese tiveram menos tempo de uso e estão em melhor estado de conservação. Apesar desse discurso bonito, a utilização destes pneus não é recomendada, uma vez que é difícil diferenciar os pneus bons dos que estão em mau estado de conservação.

Por fim, os motoristas também precisam ficar atentos ao momento certo para fazer a troca dos pneus. Muitas pessoas deixam para trocar os pneus apenas quando eles estão realmente “carecas”, porém, o indicado é que esta troca seja feita bem antes, seguindo os indicadores de desgaste dos pneus. Para quem não sabe onde estes indicadores ficam, eles podem ser localizados por meio por meio de triângulos ou pela sigla TWI nas laterais. Ao olhar para os sulcos do pneu na direção indicada, o motorista poderá enxergar pequenas lombadas. Se estas marcações aparecerem, já está na hora do motorista fazer a troca do pneu.

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