Dia de finados: Neurocientista explica o impacto dos rituais de despedida para superar o luto

Como lidar com a morte? Como os rituais de despedida podem ajudar nesse processo? Neurocientista responde

Dor do luto ao perder um ente querido (Divulgação)

O dia de finados é uma data marcada para relembrar os mortos e possui uma série de rituais de despedida que buscam amenizar a dor da perda de um ente querido, acender velas, levar coroas de flores, rezar missas e etc.

Mas afinal, esses rituais de despedida são realmente benéficos para o processo do luto? Como eles afetam a forma como a nossa mente lida com a morte? O Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explica mais sobre esse processo.

Ver o corpo, acompanhar uma cremação, realizar um velório, levar flores e acender velas anualmente no dia de finados, tudo faz parte de ritos muito bem definidos para superar a dor da morte, o que ajuda a ‘digerir’ melhor a perda de um ente querido”.

No entanto, apesar de serem importantes, sua ausência não representa um luto infinito já que a racionalização da perda é a melhor ferramenta para controlar os efeitos do sistema límbico, a parte mais emocional do nosso cérebro” Ressalta.

As fases do luto e o papel dos rituais de despedida

O luto apresenta tradicionalmente algumas fases bem definidas, o que representa os estágios pelo qual um indivíduo passa para superar a perda de alguém, eles são:

1 – Negação: O indivíduo nega o acontecimento, se isola e tenta não sentir dor se baseando na negação da realidade

2 – Raiva: Revolta, o indivíduo culpa terceiros pelo fato e projeta seus medos e tristezas no ambiente externo

3 – Barganha: Tenha realizar negociações, busca meios de fazer as coisas voltarem à ‘normalidade’.

4 – Depressão: Tristeza profunda, é nessa fase em que o indivíduo realmente entende que a perda ocorreu e não pode ser desfeita.

5 – Aceitação: Entende o acontecimento, ressignifica-o e preenche o vazio com outras atividades.

Apesar da tradicional sucessão de fases, Dr. Fabiano de Abreu ressalta que os ritos de despedida podem ajudar a guiar a pessoa pelas fases do luto, mas não é essencial para que ela ocorra.

Podemos traçar um paralelo entre as fases do luto e os ritos de despedida, o que ajuda a entender como eles ajudam as pessoas a lidarem melhor com as perdas, no entanto, mesmo que eles não sejam realizados, o indivíduo pode utilizar outras ferramentas para trabalhar esses sentimentos”. Afirma

Realizando ou não os ritos de despedida, o importante é saber lidar com esses sentimentos e se restabelecer após a perda, superando a tristeza e sendo capaz de recordar a pessoa de forma saudável”. Ressalta Dr. Fabiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo