Dia da Árvore: Árvores podem ajudar a influenciar positivamente a saúde mental das pessoas, afirma especialista

Coordenadora da Anhanguera destaca que uma maior presença de árvores nas cidades poderia diminuir o risco de problemas psicológicos

Em meio à agitação das cidades modernas, o bem-estar psicológico das pessoas tem se tornado uma questão ainda mais relevante. Como sociedade, precisamos buscar soluções que melhorem a qualidade de vida e proporcionem um ambiente mais saudável para todos. Estudos recentes têm destacado o poder das árvores nas ruas como elementos terapêuticos que podem desencadear efeitos positivos significativos na saúde mental da população.

Foto: Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as árvores podem ter um efeito positivo no cérebro humano, especialmente nas regiões associadas à depressão. Isso sugere que passar mais tempo perto de árvores pode servir como um ato antidepressivo.

As áreas urbanas, frequentemente dominadas por edifícios e concreto, têm um papel essencial na promoção do bem-estar psicológico da população. Incorporar uma maior presença de árvores e paisagens encantadoras nas ruas vai além do aspecto estético, podendo representar uma decisão deliberada de investir no equilíbrio mental da comunidade”, destaca a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera, Flávia Milanez de Farias.

A natureza tem uma capacidade única de acalmar a mente e aliviar o estresse. As árvores, com suas folhas balançando suavemente ao vento, e belas paisagens podem proporcionar uma conexão inestimável com a tranquilidade. Essa experiência sensorial pode ser um antídoto valioso para o estresse diário, ansiedade e outros desafios psicológicos enfrentados pela população diariamente.

Abaixo, a docente listou alguns benefícios sobre a relação entre os seres humanos e as árvores, que tem seu dia celebrado amanhã, 21 de setembro.

Melhoria do humor: A presença de árvores e paisagens bonitas está associada à liberação de neurotransmissores relacionados à sensação de felicidade e bem-estar. A exposição regular a ambientes naturais pode ajudar a combater a depressão e a ansiedade.

Redução do estresse: Pesquisas demonstraram que a presença de vegetação nas ruas e ambientes urbanos pode diminuir significativamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo. Caminhar em uma rua arborizada ou simplesmente apreciar a paisagem verde pode ter efeitos terapêuticos imediatos.

Aumento da concentração e criatividade: Estudos têm indicado que ambientes ricos em natureza melhoram a capacidade de concentração e estimulam a criatividade das pessoas. Isso é particularmente importante para aqueles que enfrentam problemas de saúde mental que afetam a cognição.

Fortalecimento do senso de comunidade: Ruas arborizadas e agradáveis encorajam as pessoas a saírem de suas casas e a se engajarem com a comunidade local. Essa interação social pode ser valiosa para a recuperação e o suporte emocional dos indivíduos em tratamento psicológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo