Desafio #FiqueEmCasa e lave as mãos #Comigo mobiliza criadores do YouTube

Com o intuito de promover conscientização e higiene, campanha já conta com mais de 170 vídeos e soma 1,8 milhões de visualizações

São Paulo (SP)  Em parceria com criadores e artistas, o YouTube Brasil lançou ontem o desafio #FiqueEmCasa e lave as mãos #Comigo. O intuito da ação é conscientizar a população sobre a forma correta de higienizar as mãos como forma de prevenir doenças, entre elas o COVID-19. A campanha tem como tema a música “Lavar as Mãos”, de Arnaldo Antunes, eternizada nos anos 1990 pelo programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Até o momento, já foram postados mais de 170 vídeos, somando mais de 1,8 milhões de visualizações.

Foto: Divulgação

Para a diretora de parcerias do YouTube no Brasil, Patricia Muratori, é inspirador ver a comunidade de criadores no YouTube se unir em um momento tão crítico. “Diariamente milhões de pessoas recorrem ao YouTube para obter informações sobre a crise e nossa missão é ajudá-las a encontrar respostas corretas, que possam fazê-las entender melhor o que está acontecendo e como conter a doença”, explica.

Como funciona o desafio

A ideia é que o criador divulgue em seu canal no YouTube um vídeo cantando “Lavar as Mãos” e mostrando a forma correta de higienizá-las. Em seguida, ele deve desafiar outro criador a fazer o mesmo. Para ajudar a espalhar a mensagem, o vídeo também pode ser divulgado em redes sociais e plataformas de mensagem. Entres os participantes estão Porta dos Fundos, Adriane Galisteu Manual do Mundo Os Donos da Bola , a banda Francisco, El Hombre Canal do Júlio , do Cocoricó, Professor Nolsen , o Hospital Albert Einstein , além do próprio Arnaldo Antunes.

“Estamos muito felizes em participar dessa iniciativa no YouTube. Ela mobiliza e une a população. A indústria do entretenimento está mais viva do que nunca e, neste momento de recolhimento, será uma importante aliada para manter a mente das pessoas forte e resiliente. Rir sempre é um ótimo remédio. #fiqueemcasa”, comenta Christian Roças, CEO do Porta dos Fundos, canal com mais de 16 milhões de inscritos no YouTube.

Para esta ação foi criada uma versão exclusiva da música, de Marcio Arantes e Arnaldo Antunes, editada por Rosa Celeste (Altafonte Brasil). A proposta é que todos os vídeos sejam publicados com o mesmo título: #FiqueEmCasa e lave as mãos #Comigo. Vale ressaltar que o cantor liberou gratuitamente a utilização da obra na campanha e, dessa forma, o criador que participar concorda e garante que se vídeo terá a monetização desativada no YouTube.

Cao Hamburger, criador da série Castelo Rá-Tim-Bum e idealizador de um movimento parecido há 30 anos, também comenta a iniciativa: “Naquela época, lavar as mãos já era uma questão de saúde pública, principalmente para a população de baixa renda. Pensei em um clipe com uma música chiclete para as crianças e os pais sempre lembrarem. O Arnaldo fez essa obra prima que se transformou em um clássico. Espero que utilizá-la para combater essa pandemia seja tão eficiente quanto na época em que lançamos o programa”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo