Desabamento de mina de ouro mata ao menos 14 pessoas no Suriname

Uma mina de ouro desabou nesta segunda-feira (20) no Distrito de Brokopondo, a 120 km de distância de Paramaribo, capital do Suriname, provocando a morte de pelo menos 14 garimpeiros. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

Foto: WhatsApp/Cortesia

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as equipes de resgate demoraram a chegar e os soterrados foram retirados do local por outros garimpeiros.

Cerca de 22 pessoas foram resgatadas com vida da mina, porém 14 corpos foram encontrados soterrados, e foram retirados do local.

O colapso da estrutura aconteceu em uma mina que pertence a uma empresa chinesa, a Zijin Mining, que ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

O presidente do Suriname, Chan Santokhi, lamentou o ocorrido e declarou solidariedade as vítimas e seus familiares. Ele exigiu uma investigação rigorosa para apurar o acidente e possíveis responsáveis.

Chan Santokhi ainda decretou luto oficial nacional por causa das mortes na mina.

A antiga empresa proprietária da mina, a Rosebel Gold Mines, que foi adquirida pela Zijin Mining, lamentou o ocorrido e informou que as equipes de resgate estão no local tentando resgatar possíveis vítimas que ainda possam estar soterradas.

Os diretores da Rosebel Gold Mines disseram ainda que há meses conversa com o governo do Suriname sobre os riscos de manter garimpeiros no local, devido ao risco de desabamento.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo