Desabamento de mina de carvão na China deixa 2 mortos e 50 desaparecidos

Mina de carvão na Mongólia Interior, no Norte da China, que desabou nesta quarta-feira (22) – Foto: Herry Lawford/Wikimedia Commons

Uma mina de carvão localizada na região da Mongólia Interior, no Norte da China, desabou na madrugada desta quarta-feira (22), por volta das 02h15min (horário de Brasília), e causou até o momento a morte de duas pessoas, além de ter soterrado mais de 50 trabalhadores. As causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a mina fica em uma área a céu aberto e todas as pessoas que estavam trabalhando caíram dentro de uma cratera, sendo soterrada por uma avalanche de terra.

Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Todas as vias de acesso foram bloqueadas e, somente viaturas oficiais, podem ultrapassar a área de restrição.

Os socorristas conseguiram resgatar com vida seis trabalhadores, que foram imediatamente levados para hospitais da região.

A imprensa chinesa informou que além dos trabalhadores, veículos e equipamentos também foram soterrados. Existe a possibilidade de haver pessoas dentro dos carros.

As minas de carvão localizadas na Mongólia Interior são as principais produtoras da china e seu fechamento, mesmo que temporário, pode afetar a economia do país.

O presidente da China, Xi Jinping, determinou que as autoridades locais façam o possível para procurar e resgatar com vida os desaparecidos.

As autoridades devem “usar todas as suas forças para resgatar e tratar os feridos, proteger a segurança das vidas e propriedades das pessoas e a estabilidade social geral”, disse o líder, segundo a agência de notícias Xinhua.

A empresa controladora da mina que desmoronou é a Xinjing Coal Mining Company. A diretoria da companhia ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Os acidentes em minas de carvão na China são frequentes, sobretudo porque as empresas não cumprem as normas de segurança e as autoridades parecem permitir essas irregularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo