Cursos oferecidos pelo Senar/MS em Mundo Novo crescem cerca de 25%

Os produtores estão cada vez mais conscientes da importância de buscar novos conhecimentos e técnicas – Foto: Divulgação

Os produtores estão cada vez mais conscientes da importância de buscar novos conhecimentos e técnicas – Foto: Divulgação

Localizado no Cone Sul de Mato Grosso do Sul e com cerca de 18 mil habitantes, o município de Mundo Novo vem apresentando destaque em 2015 pela demanda e realização de cursos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. De janeiro a agosto foram concluídas 202 capacitações, contra 162 em todo ano de 2014, representando um crescimento de 24,7% no número de produtores e trabalhadores rurais atendidos.

O alto número de assentamentos da região contribuiu para o aumento das ofertas de cursos. Um deles é Pedro Ramalho, com 88 famílias que sobrevivem da agricultura familiar, sendo que a atividade predominante é a bovinocultura de leite, seguida de pequenas plantações de mandioca e milho. Segundo o representante do local, João Arlindo, o atendimento do Senar/MS tem levado conhecimento técnico e aumento da produtividade entre os assentados. “Quem já fez o curso está satisfeito e quem ainda não fez, aguarda ansioso pelas próximas turmas. Aqui na região, 86% das propriedades rurais são da agricultura familiar e com apoio teremos condições de crescer e produzir mais”, avalia.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Mundo Novo, Katiuscia de Souza Julião, comenta que a participação cresceu expressivamente há três anos, quando os produtores tiveram mais acesso a informações sobre o trabalho realizado pelo Senar/MS. “Temos parceiros como a equipe da Agraer que ajudam na divulgação dos cursos e temos também muitos alunos no município de Japorã. Outro fator que motiva a participação é a gratuidade dos cursos, pois muitos não têm condições de pagar”, esclarece.

Um dos cursos com alto número de interessados é Informática Básica, cujo objetivo é capacitar produtores em conhecimentos básicos de informática para obter melhores resultados na gestão das atividades realizadas nas propriedades rurais. O curso será oferecido pelo Senar/MS entre os dias 21 e 24 de outubro em Mundo Novo, com carga horária de 32 horas e 10 vagas. “Nós queremos levar conhecimento tecnológico aos profissionais do meio rural. Saber lidar com essas tecnologias facilita a vida do homem do campo”, avalia o instrutor responsável, Edson Bobadilha.

O instrutor explica que os produtores estão cada vez mais conscientes da importância de buscar novos conhecimentos e técnicas. “Os alunos ficam muito felizes em aprender. Eles chegam sem saber ligar o computador e terminam sabendo criar planilhas, realizar pesquisas na internet e outras tarefas que auxiliam em seus negócios”, ressalta. No meio rural, 35% das pessoas já utilizaram computador e 30% já tiveram acesso à internet, segundo dados do Cetic – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. O curso oferece noções básicas de quatro temas: Windows, Internet, Microsoft Word e Microsoft Excel, além de introdução ao processamento de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo