Curso online de empreendedorismo focado em jovens indígenas abre inscrições

No projeto ‘Horizontes para Jovens Indígenas’, Besouro utiliza a By Necessity, metodologia própria, para promover aulas de empreendedorismo e negócios

O projeto Horizontes para Jovens Indígenas, iniciativa pública de fomento ao empreendedorismo entre jovens indígenas no Brasil, está com inscrições abertas para nova turma. A formação on-line, assíncrona e gratuita aborda técnicas e conhecimentos necessários para o planejamento de empreendimentos rentáveis e concretos a baixo custo.

Foto: Divulgação

As aulas são destinadas a jovens indígenas de 16 estados brasileiros, com idades entre 18 e 29 anos, e seguem abertas ao longo de 2023. Resultado da parceria da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal com a Besouro de Fomento Social, o Horizontes para Jovens Indígenas busca contribuir na promoção da autonomia financeira dos alunos, proporcionando a geração de renda e fortalecimento das comunidades.

O curso tem duração de 20h, divididas em 10 aulas, e o conteúdo é baseado na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social. Durante os encontros virtuais, os alunos percorrem uma jornada composta por 10 etapas e um plano de negócios, onde aprendem sobre: precificação, pesquisa de mercado, marketing e outros temas ligados à gestão de seus empreendimentos. Ao final da capacitação, os jovens terão acesso a mentorias individuais em até 90 dias, para solucionarem dúvidas e/ou pedirem orientações sobre a condução dos negócios.

Everton Vertinho, da Aldeia Camurupim, também fez o curso e já tem planos de expansão para a empresa Suinocultura Pai e Filho, que começou como um hobby e hoje virou profissão. “O projeto Horizontes para Jovens Indígenas me trouxe noções importantes sobre a parte financeira do negócio. Eu não sabia direito como incluir os gastos fixos com energia, internet, água”, conta. Agora, com mais informação, ele sonha com o crescimento. “Meu sonho é aumentar os galpões para ampliar a produção e levar meu produto para mais longe”.

Serviço:

O quê: Curso online e gratuito sobre empreendedorismo do projeto Horizontes para Jovens Indígenas

Público: Jovens indígenas entre 18 e 29 anos de 16 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins)

Inscrições: até dezembro de 2023 pelo site oficial

Realização: Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal e Besouro de Fomento Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo