CTG Brasil solta 250 mil peixes no rio Paraná

Ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes de espécies nativas

Peixes das espécies pacu e curimbatá foram soltos no reservatório de Jupiá – Foto: Henrique Manreza

Três Lagoas (MS) – A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou neste mês de maio a soltura de 250 mil peixes das espécies pacu e curimbatá, no reservatório da Usina Hidrelétrica Jupiá, no rio Paraná.

As solturas, realizadas nos dias 22 e 24 de maio na Vila dos Operadores e no rio Sucuriú, fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.

A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, explica Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil.

Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes, nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo