CPB divulga convocação para Mundial de atletismo paralímpico em Kobe; confira a lista

Lista com 50 atletas e 10 atletas-guia foi anunciada em live na tarde desta segunda-feira, 8; competição no Japão vai ocorrer de 17 a 25 de maio e etapa será importante para preparação para os Jogos de Paris 2024

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de 50 atletas e 10 atletas-guia para o Mundial de atletismo paralímpico em Kobe (JAP), que será realizado de 17 a 25 de maio deste ano. A lista foi anunciada em live transmitida pelo canal do CPB no YouTube na tarde desta segunda-feira-feira, 8, com as presenças do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, do diretor de Esportes de Alto Rendimento, Jonas Freire, e do coordenador da modalidade, João Paulo Cunha.

Foto: Getty Images/CPB

Confira aqui a convocação completa

A competição no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediará o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história em Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.

Em Kobe 2024, a Seleção Brasileira de atletismo contará com uma delegação quase do mesmo tamanho da equipe que competiu na capital francesa no ano passado, quando o país teve 54 atletas e 11 atletas-guia representantes. Até então esse é o recorde nacional de participação na história da competição.

Temos uma Seleção Brasileira de atletismo muito forte porque temos um trabalho realizado concomitantemente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pelos clubes. Por isso, queremos parabenizar também os clubes, que formam os atletas e dão oportunidades a eles iniciarem nas nossas modalidades por meio de competições como os Meetings Paralímpicos Loterias Caixa que acontecem em todo o território nacional neste ano“, afirmou o vice-presidente Yohansson Nascimento.

É um momento especial para o esporte paralímpico e para o atletismo. Será um ano bastante diferente. É a primeira vez que um Mundial da modalidade e os Jogos Paralímpicos acontecem no mesmo ano. Vai ser um grande teste para os atletas. Parabenizamos a todos, inclusive, aos atletas que não foram convocados pelo trabalho realizado“, acrescentou o diretor Jonas Freire durante a transmissão.

A composição da delegação brasileira foi feita com base nos critérios de entrada divulgados pelo CPB em janeiro deste ano. Todos os atletas convocados precisaram cumprir com os requisitos mínimos de elegibilidade do World Para Athletics (WPA, entidade ligada ao Comitê Paralímpico Internacional e que rege a modalidade em âmbito mundial) para o Mundial de Kobe 2024.

“Mais uma vez vamos para um Mundial com uma equipe forte, com atletas classificados até o quarto lugar do ranking mundial compilado, além de dois quintos colocados. Kobe será uma etapa importante para os atletas brasileiros competirem com os adversários que vão enfrentar nos Jogos Paralímpicos. Estamos confiantes para esta competição, mas principalmente visando os resultados para Paris 2024“, avaliou o coordenador de atletismo do CPB, João Paulo Cunha.

Em relação à lista para Paris 2023, nove atletas são novidades na convocação desta segunda-feira. Entre eles, o acreano Edson Cavalcante, da classe T37 (paralisia cerebral) e bronze nos 100m nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016; os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual); e a paranaense Aline Rocha, ouro nos 800m T53/T54 (competem em cadeira de rodas) no Parapan de Santiago 2023, e campeã mundial na prova rápida de esqui cross-country no início do ano passado.

“Essas mudanças aconteceram devido ao ranking, que é um dos nossos critérios de entrada pré-definidos de convocação. O ranking oscila bastante e isso é bom porque, desta maneira, não temos uma seleção permanente todo ano. Mas isso não significa que esses atletas também estejam garantidos em Paris 2024”, explicou João Paulo Cunha.

Ao todo, o Brasil já conquistou 262 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 88 ouros, 78 pratas e 96 bronzes.

Três meses depois, a temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.

O atletismo é também a modalidade mais vitoriosa do país na história dos Jogos Paralímpicos. Ao longo de todas as participações brasileiras, obteve a maior quantidade de medalhas para o país, com 170 pódios no total, sendo 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo