Coreia do Norte lança míssil em direção ao Mar do Japão

Autoridades japonesas emitem alerta de evacuação para cidades litorâneas

Mar do Japão – Foto: Divulgação

A Coreia do Norte lançou no fim da tarde desta quarta-feira (12), em direção ao Mar do Japão, um míssil balístico, e obrigou as autoridades japonesas a decretarem estado de alerta. Foi emitido um alerta de evacuação de cidades localizadas no Litoral do Japão.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o míssil foi disparado por volta das 17h45min (horário de Brasília), na Costa Leste da Península Coreana.

As autoridades japonesas emitiram um alerta solicitado aos moradores de Hokkaido, a principal ilha do país, que buscassem abrigos seguros, já que a região poderia ser atingida.

Cerca de 45 minutos depois, as autoridades japonesas cancelaram o alerta e pediram para que as pessoas permanecem em suas casas. A Guarda Costeira Japonesa acredita que o míssil tenha caído no Mar do Japão.

Evacuação de emergência. Evacuação de emergência. Imediatamente evacue dentro de casa ou nos porões. O míssil cairá no mar perto da ilha de Hokkaido às 8h [horário local, 23h GMT de quarta-feira]. Evacue imediatamente”, dizia o pronunciamento das autoridades japonesas.

A Coreia do Norte tem realizado nos últimos dias vários testes com mísseis na região do Mar do Japão. Recentemente as autoridades norte-coreanos realizaram um teste subaquático de seu sistema de armas estratégicas.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte tem intensificado os testes, inclusive com armas nucleares, como forma de demonstrar força contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que realizam exercícios militares conjuntos com uma certa frequência.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo