Coreia do Norte expulsa militar norte-americano que invadiu o país

Autoridades da Coréia do Norte decidiram na manhã desta quarta-feira (27) expulsar um militar norte-americano que invadiu o país em julho deste ano.

O militar norte-americano, identificado como sendo Travis King, cruzou ilegalmente a fronteira entre as duas Coreias, e foi detido por soldados norte-coreanos. Ele foi imediatamente levado para um local não revelado.

Militares da ONU, são vistos na fronteira entre as Coreias do Norte e do Sul – Foto: Anthony Wallace/AFP – Cortesia

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o militar Travis King participava de uma excursão pela zona desmilitarizada que separa a Coréia do Norte da Coréia do Sul, quando inadvertidamente, teria invadido o território norte-coreano.

Essa área, conhecida pela sigla DMZ (em inglês), é o único ponto direto entre as duas Coreias, e conta com uma forte presença militar de ambos os lados. Há também militares norte-americanos, que protegem a democracia capitalista sul-coreana, chefiada por Yoon Suk-yeol.

Já a Coréia do Norte, considerada como uma ditadura comunista, é chefiada por Kim Jong-un.

As autoridades norte-coreanas disseram que o militar Travis King cruzou a fronteira de forma deliberada e ilegal, com a intenção de permanecer no país. Ainda segundo as autoridades, o soldado norte-americano teria dito que iria solicitar asilo por sofrer “tratamento desumano e discriminação racial nos Estados Unidos (EUA) e nas forças armadas”.

Ainda segundo as autoridades norte-coreanas, a decisão de expulsar Travis King ocorreu hoje porque estavam sendo realizadas investigações sobre a real intenção do militar, já que poderia ser um espião.

As autoridades norte-coreanas não informaram quando e para onde o militar Travis King será deportado. Acredita-se que ele seja levado para Seul, capital da Coréia do Sul.

O Departamento de Estado e a Casa Branca ainda não se manifestaram sobre o assunto.

O Militar Travis King possui passagem pela polícia na Coréia do Sul. Em fevereiro deste ano, ele foi autuado e multado em R$ 19,2mil, por danos ao patrimônio público.

Ele também teria agredido um sul-coreano, na saída de uma boate. Os policiais o prenderam e o levaram para uma delegacia, onde foi agressivo com os policiais. Em um determinado momento, ele teria se descontrolado e tentado agredir os policiais sul-coreanos.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo