Copom mantém Selic em 13,75% apesar de pressão do governo Lula

Presidente Lula fez críticas sobre taxa atual (Foto: Ansa)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (3) a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75% ao ano, mesmo patamar em vigor desde o início de agosto de 2022.

A decisão foi tomada apesar da pressão e críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do governo petista sobre a taxa atual.

De acordo com comunicado, o Copom explicou que o momento requer “paciência e serenidade na condução política monetária” e reforçou que poderá “retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.

“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária. O Copom enfatiza que, apesar de ser um cenário menos provável, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, acrescenta a nota.

Além disso, o Copom enfatiza que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a aprovação do arcabouço fiscal, e avalia que a desancoragem das expectativas de longo prazo eleva o custo da desinflação necessária para atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional“.

“Nesse cenário, o Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo