COP28: América Latina e União Europeia fazem parceria para um futuro sustentável e justo

Brasília (BR) – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) 2023 começou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Seu objetivo é reunir líderes globais para incentivar a ação climática e inspirar a transformação global rumo a um mundo com emissões reduzidas e resiliente ao clima.

Foto: Divulgação

As regiões da União Europeia (UE) e da América Latina e Caribe (ALC) são participantes fundamentais quando se fala de preservação do clima. A ALC detém 50% da biodiversidade do planeta que é vital para o equilíbrio ecológico, sendo essencial para atingir os objetivos globais climáticos e ambientais. A UE também lidera iniciativas significativas para descarbonizar a economia, combater as mudanças climáticas, gerar a transição para uma economia mais sustentável, acelerar uma transição verde equitativa e promover uma transformação energética robusta.

Neste contexto, a parceria entre a União Europeia e a ALC é fundamental para incentivar o impacto positivo sobre o meio ambiente ao impulsionar soluções sustentáveis e inovadoras, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e garantir um futuro para as próximas gerações. Para além do diálogo contínuo com organizações internacionais, regionais e locais, o principal instrumento para essa parceria é a estratégia Global Gateway, que visa criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta.

Os países da ALC e a União Europeia se comprometeram em continuar trabalhando para metas em comum como parte da Pauta de Investimentos da Global Gateway (GGIA, da sigla em inglês) na ALC-EU. Dessa forma, Global Gateway torna-se um compromisso político das duas regiões em somar esforços para identificar oportunidades de investimento justas, ecológicas e digitais na América Latina e no Caribe, que ajudarão a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A transição justa e ecológica forma um pilar essencial da Global Gateway. Nesta estrutura, os dois continentes buscam soluções em conjunto para: Avançar na implementação de projetos de investimento ecológico: no campo de energias sustentáveis e renováveis ou hidrogênio verde; aumentar a luta contra a perda de biodiversidade e degradação das florestas ao implementar o Programa Amazonia+, que inclui o desenvolvimento de uma taxonomia para reconhecer atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, por exemplo; concluir Memorando de Entendimento sobre energia e explorar parcerias mutuamente benéficas a partir da estratégia da UE sobre Matérias-Primas Críticas.

A troca de conhecimento, tecnologias e recursos entre os dois blocos parceiros pode fortalecer iniciativas com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas. No Brasil, algumas iniciativas já estão em andamento. Uma delas é o projeto Energy Big Push 2.0, que conta com o apoio da UE e tem como ideia central promover mais e melhores investimentos públicos e privados, por meio do fornecimento de informação estratégica e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Organização Social responsável pelo projeto, estará presente na COP28 promovendo um debate sobre bioeconomia com foco no bambu e em produtos amazônicos.

A Embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, destaca que a COP28 é um marco importante nas discussões sobre como os países podem agir para reduzir o impacto das mudanças climáticas no mundo. “É fundamental que os países fortaleçam o diálogo com o objetivo comum de estabelecer planos de ação robustos para uma transição sustentável e justa. A parceria da União Europeia com os países da América Latina, incluindo o Brasil, é duradoura e nós estamos dispostos a apoiar e contribuir com iniciativas locais que proponham ações específicas nas áreas de Clima e Energia e que tenham impacto positivo a curto, médio e longo prazo nas pessoas, nas comunidades e no planeta” diz.

Global Gateway reforça parceria dos blocos e investe em temas estratégicos

O compromisso da União Europeia em trabalhar ativamente para fortalecer a cooperação está na estratégia Global Gateway e reflete a determinação em ser uma parceira estratégica ao promover uma transição ecológica, justa e equitativa na América Latina e além. A Global Gateway é a estrutura da União Europeia elaborada para criar conexões sustentáveis e inteligentes que trabalhem pelas pessoas e pelo planeta, incentivar oportunidades de comércio e fortalecer a cooperação em todo o mundo por meio de investimentos de qualidade para ajudar a desenvolver sociedades e economias.

A estratégia Global Gateway já empenhou R$ 243 bilhões para projetos na América Latina e Caribe em áreas diversas, entre elas energias limpas. Só no Brasil serão cerca de 2 bilhões de euros em investimentos globais em projetos de energias verdes para reduzir o uso de combustíveis fósseis e também uma doação de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia, além de outras ações de fomento à bioeconomia. Em caso recente, em 21 de novembro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou investimento para apoiar a construção de uma usina de hidrogênio verde no Piauí, integrando a agenda de investimentos da UE no país.

Mudanças Climáticas e Energia é um dos pilares da estratégia Global Gateway, promovendo mobilidade com emissão zero; soluções em energia renovável e ecológica; preservação de biodiversidade e ecossistemas, taxonomias verdes e títulos verdes; investimento em matérias-primas essenciais e cadeias de valor conjunto; garantia do acesso estável a recursos.

Histórico da COP28

A conferência vai até 12 de dezembro e é crucial. Ela constitui o ponto intermediário na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus ODSs, incluindo o Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Esta conferência busca não apenas estabelecer políticas mais rigorosas, mas também inspirar compromissos mais fortes e ação imediata para preservar o planeta e proteger o bem-estar de gerações futuras. Quatro mudanças de paradigma estão na pauta da Conferência COP28: Acelerar a transição energética e reduzir as emissões antes de 2030; transformar as finanças climáticas, cumprindo antigas promessas e definindo a estrutura para um novo acordo sobre finanças; colocar natureza, pessoas, vidas e subsistências no coração da ação climática; e mobilizar para a COP mais inclusiva que já existiu.

Em um contexto global de emergência climática cada vez mais evidente, a COP28 assume um significado ainda maior enquanto reafirma a importância da colaboração em conjunto e reforça o comprometimento político de todos os países.

Para mais informações sobre o impacto positivo gerado pela parceria na América Latina e no Caribe sobre mudanças climáticas, acompanhe as atualizações no Twitter/X @EU_Partnerships e participe da conversa usando as hashtags #GlobalGateway, #EULAC e #PartnersInChange. Além disso, visite o site da Global Gateway em potuguês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo