COOASGO apresenta caso prático na SBPC

Cooperativa participou de Conferência sobre Cooperativismo

Na manhã do dia 22 de julho, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), ocorreu a Conferência “Panorama e Desafios do Cooperativismo no Brasil, na qual o Superintendente da COOASGO, Ivonei Scotton, apresentou um caso prático, um dos grandes exemplos de sucesso quando o assunto envolve pesquisas acadêmicas e a importância delas para o desenvolvimento do setor.

As pesquisas acadêmico-científicas têm se debruçado cada vez mais sobre o universo das cooperativas brasileiras. E a tendência é de que os assuntos que envolvem a rotina do modelo de negócios continuem sendo o foco de pesquisadores dentro e fora do país.

Foto: Divulgação

A conferência iniciou com o analista de Promoção Social do Sescoop, Guilherme Gonçalves, depois com os pesquisadores Valéria Gama Fully Bressan (UFMG) e Davi Rogério de Moura Costa (USP).

“Foi de grande importância fazer parte desse marco inicial, onde os cientistas falaram sobre cooperativismo e acredito que seja a primeira vez que as cooperativas participam da SBPC, mesmo estando em sua 71ª edição. Mostrar o quanto a pesquisa acadêmica pode auxiliar as cooperativas”, declarou o superintendente da COOAGO. Ele apresentou duas pesquisas que usaram a cooperativa como objeto de estudo, uma no âmbito produtivo e outra no administrativo. “Fizemos diversas melhorias na cooperativa e pudemos ver como o manejo adequado dos animais e dos dejetos dos suínos podem ter retorno financeiro, como também é necessário ter uma gestão organizada para enfrentar os desafios do mercado”, explicou.

O evento contou com a presença do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que apoiou o evento, além de cooperativistas do Estado. O objetivo foi apresentar a força do cooperativismo brasileiro e as oportunidades de pesquisa que podem surgir a partir da observação do dia-a-dia das cooperativas.

Os pesquisadores evidenciaram que o cooperativismo tem muito campo para ser pesquisado, como gestão; intercooperação; sucessão e etc. “As cooperativas como objeto de estudo e instrumentos de pesquisa têm vários temas, um deles é até de que forma os empreendimentos cooperativos podem auxiliar a atingir os ODS’s- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou o professor Davi.

Sobre o SBPC

O evento é aberto ao público e ainda é possível se inscrever gratuitamente no site. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, que reúne exposição de pôsteres no Integra UFMS, Fetec-MS, Mostra de Ciências, Sessão de pôsteres SBPC, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo