Consevitis/RS e ApexBrasil celebram convênio histórico de R$ 10 mi para fortalecer vitivinicultura brasileira no Exterior

Acordo será assinado nesta terça-feira (21) para promover rótulos nacionais no mercado internacional

Recurso permitirá a continuidade das ações de promoção internacional, como feiras como a ProWein Düsseldorf, na Alemanha. – Fotos: Fernanda Productions/Divulgação

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinam nesta terça-feira (21) um novo convênio setorial para promover as vinícolas brasileiras no mercado internacional. Ultrapassando a marca de R$ 10 milhões em investimentos, sendo 52% originários da Apex-Brasil e 48% em contrapartidas do Consevitis-RS e das associadas ao projeto, o acordo terá vigência em 2024 e 2025 e representa um marco histórico na história do projeto Wines of Brazil. A solenidade será às 10h, na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira.

Ao longo dos últimos 20 anos, o projeto Wines of Brazil tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos nossos rótulos no cenário global. Em 2022, alcançamos a marca de USD 13,6 milhões em exportações, um recorde que reflete a qualidade e a aceitação crescente dos nossos produtos no mercado internacional e confirma o empenho e os esforços das equipes de ambas as entidades“, reforça o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Para vinhos e espumantes, as ações terão como países alvo prioritários China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal.

Recurso permitirá a continuidade das ações de promoção internacional, como feiras como a ProWein Düsseldorf, na Alemanha. – Fotos: Fernanda Productions/Divulgação

Destaques do convênio:

  • Investimento recorde:o novo convênio representa um aporte financeiro sem precedentes, superando a marca dos R$ 10 milhões. O montante será direcionado para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior.
  • Pilares estratégicos:o plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor. Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.
  • ESG (Ambiental, Social e Governança):comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG, promovendo iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.
  • Enfoque no Suco de Uva 100%:uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
  • Diversificação regional:Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.
  • Empoderamento feminino:O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais

Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação

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