Comércio varejista de MS deve abrir quase 2 mil vagas temporárias no fim de ano

Foto: Divulgação

Levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o comércio varejista de Mato Grosso do Sul deve abrir quase 2 mil (1,95) vagas temporárias no fim de ano, para o período de vendas do Natal. O índice é o maior dos últimos dez anos. Em 2021, a estimativa era de 1,47 mil e o índice pré-pandemia era de 1,3 mil (2019).

As maiores contratações devem ocorrer no segmento de hiper e supermercados, com 945 vagas, seguido pelo setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 309 vagas, e pelo vestuário e calçados, com 298 contratações. Livrarias e papelarias aparecem com 165 vagas e demais segmentos totalizam 233 contratações.

“Quando comparamos com o ano anterior, temos um aumento de 500 vagas e em relação a 2020, o primeiro ano da pandemia, aproximadamente mil vagas diretas. É um momento muito oportuno para aquela pessoa que está procurando por uma vaga de trabalho e que encontra no emprego temporário uma oportunidade de contratação efetiva”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira.

As previsões da CNC são baseadas em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A previsão da CNC é que haja aumento de 2,1% nas vendas de fim de ano no varejo como um todo, no País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo