Começa nesta segunda-feira, a Boca de Cena com teatro e circo de graça por toda a capital

Espetáculo ‘Donzela’ – Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 27 de março e vai até 1º de abril, a Boca de Cena – Semana de Teatro e Circo de Mato Grosso do Sul com apresentação de peças teatrais gratuitas em todos os cantos da cidade. Serão de 5 a 7 apresentações por dia em bairros, distritos, escolas, universidades, praças e teatros, com grupos da Capital, do interior de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Rio de Janeiro. Todas as peças são gratuitas e você pode conferir a programação completa neste link.

Além das apresentações, durante a semana será realizado o Seminário Estadual de Teatro e Circo para discutir políticas públicas para a área, sobre o fazer e pensar a arte como um todo, para todos os cantos do Estado.

Serão cerca de 40 apresentações com grupos da Capital e de Dourados, Amambai, Corumbá, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 13 espaços serão palco para as peças, desde teatros, sede dos grupos de teatro, até escolas e universidades. Os distritos de Anhanduí e a comunidade de Furnas do Dionísio também receberão espetáculos ao longo da semana.

Dia 27 de março é o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo. A origem, no caso do teatro, foi estabelecida em 27 de março de 1961, data que marcou a inauguração do Teatro das Nações, em Paris e o dia do Circo marca a data de nascimento de uma das maiores referências da arte circense, o artista cômico, ginasta e equilibrista, Abelardo Pinto, mais conhecido como Palhaço Piolin, que nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 27 de março de 1897.

Espetáculo de ilusionismo ‘Iludida-Mente’ – Foto: Vaca Azul/Divulgação

Espetáculos

O espetáculo Donzela com a atriz Alessandra Tavares de amanhã será encenado na sede do grupo Fulano de Tal, que fica na Rua Rui Barbosa, 3099, Centro.

O cortejo com artistas participantes da semana acontece às 16h, com concentração na praça Ary Coelho seguida pelo espetáculo O Grande Salto com João Rocha, no Calçadão da Barão do Rio Branco. Já na Comunidade Marçal de Souza o Mago Tom apresenta um show de ilusionismo com o espetáculo Iludida-mente.

A abertura oficial da semana Boca de Cena acontecerá a partir das 19h30 no Teatro Dom Bosco, que fica na Av. Mato Grosso, 225 com a peça Hamlet Cancelado! estrelada pelo ator paulista Vinícius Piedade, todas as peças são gratuitas.

Homenageados

O Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, presta uma homenagem à estas artes tão importantes para a formação cultural de MS, e vai além, ao reconhecer o trabalho prestado e a importância de duas figuras referenciais a arte do Teatro e do Circo no estado, o artista circense, ator e diretor, também de teatro, Paulo Sanches, do Grupo Libertarte de Três Lagoas e Américo Calheiros, professor, diretor e ator de teatro, escritor, poeta, e gestor cultural. Américo foi um dos criadores de um dos mais importantes grupos de teatro do estado, ao lado de Cristina Mato Grosso, o Gutac Grupo Teatral Amador Campogradense – GUTAC.

A programação completa você pode conferir no link: https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/bocadecena/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo