Com o sol a pino, o colombiano El Bufallo é campeão do Força Bruta 2023

Emanuel Mendoza Mosqueira venceu o tradicional evento de Strongman, disputado neste domingo (15), na cidade de Cotia. Brasileiro termina em quarto lugar.

Premiação dos quatro atletas (Rodrigo Dod / Savaget)

São Paulo (SP) – Após uma madrugada de muita chuva na Região Metropolitana de São Paulo, o sol apareceu em Cotia, neste domingo (15). E apareceu com tudo, como se quisesse rivalizar em potência com os gigantes do Força Bruta 2023. O evento mais tradicional de Strongman do Brasil chegou a 10ª edição neste ano e consagrou El Buffalo, apelido do colombiano Emanuel Mendoza Mosqueira, como o grande campeão.

O público que lotou as arquibancadas montadas no Parque Teresa Maia viu uma disputa acirrada e de alto nível, decidida apenas na última prova. El Buffalo, com seus 185kg, foi o mais consistente e levantou o troféu de campeão, seguido pelo boliviano Cristian Quiroga (de 162kg), o uruguaio Marcelo Martinez (134kg) e o brasileiro de Campo Grande (MS) Flávio Nunes (130kg). “Evento top, pesadíssimo e sol muito quente. Vou me preparar melhor para voltar ano que vem e lutar pelo título”, disse Nunes.

“Agradeço a Deus pelo resultado e ao Força Bruta pelo convite para competir com alguns dos melhores do mundo. E estar aqui, em um evento deste tamanho, me motivou para treinar ainda mais. Hoje (neste domingo), mostramos que o nível técnico da América do Sul não fica devendo para Europa ou Estados unidos”, disse o campeão, que venceu a primeira prova, o Vikking Press.

El Bufallo conseguiu 18 repetições com uma carga de 150kg no Viking Press, uma máquina desenvolvida para que os atletas façam levantamento a partir dos ombros, simulando o trabalho dos guerreiros nórdicos na construção de seus barcos. Em segundo lugar, terminaram Nunes e Quiroga, com 15 cada, seguidos por Martinez, com 7.

Flávio terminou em quarto lugar (Rodrigo Dod / Savaget)

No Arremesso de Barril, melhor para Martinez. O uruguaio mandou os seis pesos diferentes (15kg + 16kg + 17kg + 18kg + 19kg + 20kg) por cima de da barra de cinco metros de altura em 22 segundos. Quiroga ficou em segundo, com 27 segundos, seguido por El Bufallo e pelo brasileiro, que não completaram.

No medley, com duas provas, os atletas subiram cinco degraus (com 45cm de altura cada) carregando pesos de 160kg, 180kg e 200kg para, na sequência, erguer uma bola de concreto de 140kg. Desta vez, Quiroga foi o melhor, seguido por Martinez. El Bufallo e Nunes não conseguiram completar a prova.

Decisão ficou para a última prova – Com um vencedor diferente em cada uma das duas provas anteriores, a decisão do Força Bruta 2023 ficou para a quarta e última prova. Cada Strongman deveria puxar um ônibus de 13 toneladas por 15 metros até a linha de chegada. Novamente, a disputa conheceu um vencedor diferente.

Flavio Nunes conseguiu puxar o ônibus em 37 segundos para ser o melhor na última prova. Em segundo lugar – resultado que lhe valeu o título – El Bufallo conseguiu o tempo de 39 segundos. Os dois últimos colocados na prova foram Quiroga, com 43s e Martinez, com 1min01.

O Força Bruta 2023 teve patrocínio de Dorflex, Pixbet, Riplay Granja Viana, Amao Nutrition e Magnum Relógios, com apoio da Prefeitura de Cotia, Hotel Almenat e Cimerian e realização da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo