Com foco na expansão da agricultura, Fundação MS apresenta variedades de soja na Dinapec 2016

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Buscando mostrar o potencial produtivo da cultura da soja em Mato Grosso do Sul, a Fundação MS apresentou, nesta quinta-feira (10), durante a Dinapec 2016, variedades existentes no mercado, com foco na expansão da agricultura e na integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “A oleaginosa é uma das que mais se adaptam ao projeto de melhorar a produtividade da pastagem”, diz o pesquisador Carlos Pitol.

Segundo dados da Aprosoja/MS, na safra passada, foram colhidas 7 milhões de toneladas do grão. A estimativa para a atual é que o número aumente para 7,4 milhões de toneladas. Para garantir um crescimento constante, foram expostos alguns fatores que o produtor rural deve analisar antes de fazer uma escolha no campo, como as condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura. “Com base nessas informações, a escolha pode ser feita da melhor forma, tendo em vista a realidade de cada propriedade rural”, avalia.

Entre as variedades apresentadas, está a BRS 388 RR, que possui alto potencial produtivo e excelente estabilidade em diferentes épocas de semeadura e ambientes de produção. Além disso, a cultivar é resistente a algumas doenças, como cancro de haste. No entanto, mostra-se suscetível ao Nematoide de galha, o que inspira cuidados do sojicultor.

A BRS 360 RR foi outro exemplo citado. Com ciclo que pode variar entre 105 e 120 dias, a transgênica oferece a opção de semeadura antecipada, o que pode favorecer a safrinha de milho. “Seu alto potencial produtivo é outra característica dessa variedade, que se comporta melhor em áreas menores que 600 metros. Além disso, é resistente a seca”, complementa o pesquisador.

A soja intacta também é uma das opções. No caso, a cultivar TEC 7849 IPRO foi uma das que foram estudadas nos experimentos realizados na Estação Experimental da Fundação MS na sede da Embrapa Gado de Corte. De acordo com Pitol, a tecnologia é indicada, principalmente, para a região de Campo Grande e norte do Estado. Foram exibidas, ainda, variedades voltadas para a abertura de novas áreas agrícolas, como a NS 6823 RR e AS 3738 IPRO.

Correção de solo – A Fundação MS realizou experimentos de correção de solo com calcário e gesso, combinando doses de calcário, com e sem gesso. “Apresentamos o trabalho realizado com correção de calcário e fósforo para conversão de áreas em pastagens”, explica.

Dinapec 2016 – A Dinapec 2016 continua nesta sexta-feira (11), durante todo o dia, na Embrapa Gado de Corte, localizada na avenida Rádio Maia, 830, zona rural. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3368-2141, ou pelo site www.embrapa.br/gado-de-corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo