Com duas sessões antes do recesso, Câmara de Chapadão do Sul finaliza primeira etapa do Projeto “Câmara vai à Escola”

Sessão na Câmara Municipal de Chapadão do Sul (MS) – Foto: Divulgação

Na segunda-feira (10) a Câmara Municipal de Chapadão do Sul realizou duas sessões ordinárias, antes do recesso parlamentar, que será entre os dias 18 e 31 de julho. Entre votações, apresentação de indicações e requerimentos, alunos de três escolas do município discursaram no Plenário da Câmara, no espaço reservado ao projeto “Câmara Vai à Escola”.

Na sessão nª 1422, que aconteceu às 9h, o aluno Ítalo Vinícius da Silva representou o Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel, e apresentou as solicitações da comunidade escolar. O estudante explicou que é necessário a disponibilização de um vigia na portaria da instituição para que alunos e funcionários tenham mais segurança, enquanto estiverem na escola. A instituição é uma escola técnica e oferece cursos profissionalizantes, os alunos viajam constantemente e, por esse motivo, é necessário que a escola tenha um meio de locomoção garantido.

Ítalo frisou que a instituição funciona há três anos e disponibiliza cursos nas áreas de informática e administração. Para que os estudantes cheguem no horário correto para assistirem a todas as aulas, é necessária uma adequação de horários e disponibilidade de linhas do transporte coletivo.

Sessão na Câmara Municipal de Chapadão do Sul (MS) – Foto: Divulgação

Na sessão nº1423, realizada às 19h, representantes das Escolas Augusto Krug Netto e Escola Estadual Jorge Amado, encerrando assim, a primeira etapa do projeto “Câmara Vai à Escola”, que continuará na volta do recesso parlamentar, em agosto. Anísio Silveira Silva Correia Junior, da Escola Augusto Krug Netto, foi o primeiro a ocupar a tribuna e solicitou que sejam feitas campanhas de conscientização e segurança no trânsito, direcionada principalmente aos estudantes, sobre a utilização correta das bicicletas, tendo em vista a quantidade de acidentes envolvendo-as.

O aluno também mencionou a importância de adaptações nas calçadas para garantir mobilidade aos cadeirantes e outras comunidades com acessibilidade limitada. Anísio finalizou pedindo prioridade para a construção de postos de saúde, além de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para desafogar o Hospital Municipal, e manutenção em diversas áreas como em quadras esportivas, colocação de lixeiras e coberturas em pontos de ônibus e maior disponibilidade de pontos e linhas de ônibus que atendam à população em diversos horários, vestiário nas quadras das escolas e computadores.

Aluno Danilo – Foto: Divulgação

Danilo Gonçalves, também representou a Escola Arlindo Neckel. O estudante acredita que várias mudanças são necessárias para melhorar a vida dos moradores de Chapadão do Sul, transformando a cidade em um lugar mais acolhedor e seguro a todos. A demanda apresentada pelo aluno, foi referente a iluminação, principalmente no entorno das escolas. A falta de iluminação adequada, prejudica alunos e professores do período noturno, trazendo sensação de insegurança. Danilo finalizou sua participação, destacando o espaço e o ensino oferecido pela escola e pediu apoio da prefeitura, câmara de vereadores e imprensa local, na divulgação. Pois a qualificação profissional é essencial na formação do cidadão.

Maria Beatriz Ramires da Costa, aluna do período noturno da Escola Estadual Jorge Amado pediu atenção para os cuidados sociais, como a saúde mental de pais, alunos e professores, contratação de psicopedagogos, realização de campanhas educativas e preventivas que protejam e informem os estudantes, abordando temas como, abuso sexual, gravidez precoce, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), bullying, entre outros.

Aluna Maria Beatriz – Foto: Divulgação

Ainda falando sobre saúde mental, a estudante pediu a implantação de mais Caps (Centros de Atenção Psicossocial), em Chapadão do Sul, devido à grande procura por atendimento psicológico de pessoas diagnosticadas com depressão. Maria Beatriz também solicitou que aconteçam mais ações de lazer, entretenimento e eventos que abranjam a todos, principalmente na periferia, e a melhora na sinalização de trânsito. A Jovem finalizou sua participação pedindo a valorização dos professores, classe fundamental para a construção de uma sociedade justa e próspera.

Airton Antônio Schwantes (Tucano), presidente da Câmara de Vereadores, agradeceu a presença das escolas que participam do projeto “Câmara vai à Escola”, que terá outras etapas após o recesso parlamentar.

“Quero parabenizar todos os alunos pela coragem de colocarem seus nomes à disposição de suas escolas. Vocês nos ajudam a desenvolver os trabalhos da Câmara Municipal, porque vocês estão no local, conhecem cada necessidade, cada problema existente em seus bairros, ruas e escolas. Desejo sucesso a todos e dizer que a Câmara Municipal de Chapadão do Sul está de portas abertas, estamos à disposição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo