Com apoio de Vander, Japorã terá primeira Casa do Trabalhador Indígena do Brasil

A Aldeia Porto Lindo, no município de Japorã, será a primeira do país a ter uma Casa do Trabalhador Indígena. A iniciativa está sendo implantada pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), atendendo reivindicação do deputado federal Vander Loubet e do prefeito Paulo César Franjotti.

Aldeia Porto Lindo será beneficiada pela ação do deputado Vander – Foto: Divulgação

A medida vai ao encontro das necessidades da população japoranense, formada por 57,8% de habitantes indígenas.

A Casa funcionará seguindo os moldes dos polos dos grandes municípios de Mato Grosso do Sul: oferecendo cursos de capacitação com profissionais de diversas áreas, divulgando e cadastrando vagas de serviços em empresas da região e dialogando com empresários para a criação e fomento de oportunidades nos empreendimentos.

De acordo com a assistente social Roseli Pini, que esteve à frente nas negociações para a criação da Casa, saem diariamente oito ônibus das comunidades indígenas de Japorã para levar trabalhadores para as companhias da região. “Tem uma empresa no município de Itaquiraí em que 80% do quadro de funcionários é composto por indígenas aqui das nossas aldeias. Atualmente, a Prefeitura faz esse trabalho de forma informal, mas agora teremos o apoio da Funtrab, o que ampliará muito mais o serviço prestado“, celebrou.

O prefeito Paulão afirmou que a criação da instituição é um sonho antigo e surgiu com o objetivo de levar as vagas de empregos para mais perto da população. “Nós temos uma estrutura física na Aldeia em que atendemos a comunidade, divulgamos algumas vagas e tentamos dar cursos, mas faltam materiais, mobília e, principalmente, a documentação“, relatou.

Agora, com o Ministério dos Povos Indígenas, essa população tendo o seu protagonismo, conseguimos fomentar a ideia e levamos ao deputado Vander, que tem um grande histórico de luta pela classe. Com isso, o Vander intermediou o diálogo com o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior, que se mostrou totalmente aberto ao propósito e tem nos ajudado para inaugurar a primeira Casa do Trabalhador Indígena do Brasil o mais rápido possível em nosso município“, destacou o gestor municipal.

Para o deputado Vander, a criação da Casa ajudará os povos originários da região, mostrando à sociedade que as comunidades também produzem e contribuem com a economia do nosso estado.

Fico feliz de contribuir com mais esse avanço para o protagonismo indígena em Mato Grosso do Sul. Isso mostra que essa população não está esquecida, que eles são fundamentais para a geração de renda no estado“, declarou o parlamentar, que desde o começo na vida pública tem contribuído com a causa dos povos indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo