Com alta nos aluguéis, leilões são a saída para empresas na volta ao presencial

Aumento nas buscas por imóveis comerciais tem elevado os preços de locação

Com o retorno de muitas empresas ao formato de trabalho presencial cresceu a procura por imóveis comerciais, o que tem elevado o valor dos aluguéis. Dados da FipeZap mostram um aumento de 5,18% nos preços da locação de imóveis comerciais nos últimos 12 meses para uma inflação (IPCA) de 3,16%. Como saída para contornar esta alta, empresas podem adquirir um imóvel próprio, os leilões imobiliários trazem opções com preços acessíveis.

Foto: Divulgação

Esta tendência de retorno aos escritórios deve continuar, seja pela cultura organizacional, ou por terem encontrado dificuldades no modelo remoto. De acordo com a Binswanger Brazil, algumas empresas já sinalizaram que voltam a trabalhar mais dias no escritório ainda este mês, o que aumenta ainda mais a busca por imóveis maiores para acomodar os funcionários.

A diretora da Frazão Leilões, Cláudia Frazão, explica que os leilões contemplam de prédios a salas comerciais, que são vendidos com preços entre 40% e 60% abaixo do valor de mercado, e atraem cada vez mais consumidores, inclusive empresas. “Todos os meses são disponibilizados uma variedade de imóveis comerciais que podem atender qualquer tipo de empresa, sendo uma boa alternativa para as organizações em busca de locais para retomar às atividades e escapar da alta dos aluguéis”, detalhou.

Outra vantagem para as empresas, apontada por Cláudia, são as formas de pagamento, que contemplam parcelamento e financiamento do imóvel. Alinhadas aos valores atrativos podem representar custos mensais menores do que o aluguel. “Ao investir em um imóvel de leilão as empresas também não ficam reféns do movimento inflacionário nem são impactadas negativamente pela alta de preços”, pontuou.

Além disso, com os leilões online ficou ainda mais fácil ter acesso e adquirir propriedades em várias regiões do país. Isso traz vantagens para empresas que têm filiais em vários estados e precisam buscar locais para alocar seus colaboradores.

Cláudia Frazão enfatiza que as vantagens vão além da economia. “O processo de compra do imóvel leiloado é transparente. No edital do pregão, há todas as regras da disputa além das informações sobre o bem, lance mínimo, condições de pagamento e possíveis dívidas. Esse documento é importante para um negócio justo e seguro entre as partes e visa à integralidade da transação imobiliária”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo