Clubes pelo Mundo: Título geral no Sul-Americano Indoor de Atletismo, pódios no Judô e no Tênis de Mesa marcam a semana olímpica de atletas clubísticos

Atletas frutos do Programa de Formação de Atletas do CBC conquistam medalhas para o Brasil em torneio pelo mundo.

Os atletas brasileiros de Clubes formadores fizeram bonito no Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, realizado em Cochabamba, na Bolívia. Com 26 medalhas ao todo, sendo 13 de ouro, seis de prata e sete de bronze, os esportistas colocaram o Brasil no topo da competição, conquistando o título geral do campeonato. O torneio distribuiu pontos importantes para o ranking olímpico de Paris 2024.

Felipe Bardi comemora seu resultado na Bolívia – Foto: CBAt/Divulgação

Os principais destaques do Sul-Americano foram os atletas do Praia Clube de Uberlândia – MG, Darlan Romani (Arremesso de Peso), José Fernando Santana (Heptatlo) e Eduardo Rodrigues (60 com barreiras); os atletas do Esporte Clube Pinheiros – SP, Beatriz Chagas (Salto com Vara), Gabriele Sousa (Salto Triplo), Vitória Rosa (60m) e Raiane Vasconcelos (Pentatlo), todos levaram medalha de ouro.

Além deles, o Brasil também teve no lugar mais alto do pódio as atletas da Orcampi – SP, Valdileia Martins (Salto em Altura) e Tiffani Marinho (400m), Felipe Bardi (60m) do SESI- SP, Fernando Carvalho (Salto em Altura) do Instituto Elisangela Maria Adriano (IEMA) – SP, Ketiley Batista do Atletismo de Pindamonhangaba – SP pelos 60m com barreiras e Lissandra Campos no Salto em Distância, atleta que representa o Instituto Vicente Lenilson – MT.

Também teve pódio para Eliane Martins (salto em distância) do Pinheiros, Lucas Vilar (400m rasos) do SESI, Isabel Quadros (salto com vara) da Associação Atletismo de Blumenau – SC, Guilherme Kurtz (1500m rasos) da União Catarinense de Atletismo – SC, Vitória Sena (60m com barreiras) da Associação Unindo Famílias (ASUFAM) – SP, Tainara Mees (Pentatlo) do Praia Clube, além de Thiago Moura (Salto em Altura) que representa a Associação de Apoio as Pessoas com Deficiência (AAPD) – PE. Todos conquistaram a medalha de prata na competição sul-americana.

Por fim, o bronze foi conquistado por: Wellington Moraes (arremesso de peso), Arielly Rodrigues (salto em altura) e Lucas Marcelino (salto em distância), atletas que representam as cores do Pinheiros, Flávia Lima da Associação dos Servidores Municipais de Campo Mourão – PR (800m rasos), Tábata Vitorino do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC) – PR (400m rasos) e Thiago André da Orcampi (1500m).

Já pelo Grand Prix de Judô em Odivelas, Portugal, 21 judocas brasileiros entraram em disputa em busca de medalha e pontos para o ranking olímpico de Paris 2024. Porém, apenas dois conseguiram chegar até as fases decisivas e subiram no pódio da competição.

Primeiro foi Michel Augusto, atleta do SESI – SP, que levou medalha de prata na categoria até 60kg. O jovem acabou derrotado na final da categoria pelo uzbeque Dilshodbek Baratov, atual vice-campeão do mundo. E pela categoria até 100kg, o judoca do Pinheiros, Rafael Buzacarini, ficou com o bronze depois de superar o sérvio Bojan Dosen na disputa pelo 3º lugar.

As etapas do Grand Prix de Judô distribuem até 700 pontos no ranking mundial e, para esta fase do ciclo Paris, todos os pontos serão computados para classificação rumo às Olimpíadas no país europeu. O próximo desafio dos brasileiros será o Grand Slam de Paris, que acontecerá já neste final de semana.

No Tênis de Mesa, o atleta formado nas categorias de base da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, Hugo Calderano, disputou o WTT Star Contender de Goa, na Índia, evento válido pelo Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Após dois jogos neste domingo, 28, o brasileiro ficou com o vice-campeonato, levando a medalha de prata para casa.

Após desbancar dois sul-coreanos no início da competição, Kang Dongsoo e Lim Jonghoon, e em seguida, vencer o sueco Anton Kallberg, Hugo se garantiu entre os quatro melhores do torneio. Na disputa da semifinal, ele derrotou o alemão Dimitrij Ovtcharov pelo placar de 3 sets a 1 e, na final do campeonato, o brasileiro enfrentou o francês Felix Lebrun e foi derrotado por 4 a 2.

Mesmo com o vice, Hugo Calderano que permanece na 7ª colocação do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa e segue em competições, buscando a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo