Cisne Branco, da Marinha do Brasil: imponência na largada da 73ª Regata Santos-Rio

A presença do navio veleiro na largada em 27 de outubro no estuário de Santos, é sinônimo de prestígio para o mais tradicional evento náutico do País

São Paulo (SP) – A Regata Santos-Rio chega à 73ª edição ratificando a parceria dos Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ) com a Marinha do Brasil, além de promover a confraternização entre velejadores de oceano de todo o País. O percurso, repleto de desafios devido às variações climáticas que expõem as tripulações ao vento e à maré, tem cerca de 200 milhas (360 km).

Com as 32 velas içadas (Marinha do Brasil)

Neste ano, a largada que já se tornou um show anual para a população da Baixada Santista será em 27 de outubro no Deck do Pescador e abrilhantada pelo glamour do Navio Veleiro Cisne Branco, o barco mais emblemático da Marinha do Brasil. Suas dimensões revelam sua imponência sobre os mares: comprimento – 76 m (249 pés), boca (largura) – 10,5 m (34,5 pés), mastro central: 46,4 m (152 pés). O Cisne Branco, uma galera clássica, possui três mastros que sustentam 32 velas.

O comandante da embarcação, Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário, destaca a missão básica do Cisne Branco. “Nosso objetivo é constituir expressão concreta e visível da cultura e tradições navais brasileiras e contribuir para o chamamento a todos os seguimentos de nossa sociedade para a compreensão do valor da Marinha para os destinos do Brasil como nação livre, soberana, culta e justa”.

Para cumprir a missão deste ano, além da 73ª Santos-Rio, o Cisne Branco visitou 18 portos e localidades em 13 estados do País, participando dos principais eventos náuticos de 2023 como, The Ocean Race, em sua única parada na América Latina em Itajaí (SC), a 50° Semana Internacional de Vela de Ilhabela e a 34° Regata Recife–Fernando de Noronha (Refeno).

Conduzindo a bandeira do Brasil (Marinha do Brasil)

O Cisne Branco foi construído em Amsterdã, Holanda, pelo Estaleiro Damen, lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999, e entregue à Marinha do Brasil em 9 de março de 2000, em Lisboa, às margens do Rio Tejo. O navio veleiro de grande porte é um “Tall Ship”. Sua guarnição é composta por 52 militares, sendo nove oficiais, e ainda há capacidade para 30 tripulantes em treinamento.

Inscrições: A Santos-Rio será aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.

As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos – fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br, Web Site: http://icsantos.com.br  e no Iate Clube do Rio de Janeiro – fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br , Web Site: https://www.icrj.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo