Cientistas britânicos descobrem planeta parecido com a Terra em Alfa Centauri

Ilustração mostra o Planeta ‘Proxima b’ orbitando ao redor da estrela Proxima Centauri – Foto: ESO/M. Kornmesser

Ilustração mostra o Planeta ‘Proxima b’ orbitando ao redor da estrela Proxima Centauri – Foto: ESO/M. Kornmesser

Cientistas britânicos anunciaram nesta quarta-feira (24/08) a descoberta de um planeta pequeno próximo a Estrela Alfa Centauri, denominado de ‘Proxima b’, muito parecido com a Terra, o qual contém rochas e montanhas, podendo haver água líquida em seu solo. O planeta encontra-se próxima ao Sol.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o pequeno planeta orbita o Sol de Alfa Centauri, tendo a descoberta dele sido publicada na Revista ‘Nature’.

Os cientistas celebraram a descoberta, mas disseram que são necessários muitos estudos e muitas pesquisas para se saber ao certo se existe água na superfície do planeta e se ele pode ser habitado.

A equipe de cientistas, formada por cerca de 30 profissionais, analisaram dados coletados de dois telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), entre os anos de 2000 e 2014. Também foram feitas observações entre janeiro e março de 2016.

As medidas do Planeta ‘Proxima b’ comprovam que ele possui uma massa equivalente a 1/3 da Terra e que orbita a Estrela Centauri a cada 11,2 dias, a uma distância de aproximadamente 7,5 milhões de km de sua estrela, o que equivale a cerca de 5% a distância entre o Sol e a Terra.

Ilustração mostra como pode ser a superfície do Planeta ‘Proxima b’, que orbita a Estrela Proxima Centauri, a mais próxima do nosso Sol – Foto: ESO/M. Kornmesser

Ilustração mostra como pode ser a superfície do Planeta ‘Proxima b’, que orbita a Estrela Proxima Centauri, a mais próxima do nosso Sol – Foto: ESO/M. Kornmesser

Se realmente ficar comprovada a existência de água em ‘Proxima b’, ele poderá vir a ser o planeta com mais possibilidade de suportar vida mais perto do nosso Sistema Solar.

A estrela Alfa Centauri fica a uma distância de 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar, e mesmo sendo a mais próxima da terra, ainda assim levaria milhares de anos para se chegar até este planeta, mesmo usando a atual tecnologia.

O coordenador do projeto e principal autor do estudo, Guillem Anglada-Escudé, da Universidade Queen Mary de Londres (QMUL), disse que a descoberta é importante não para as futuras gerações, que poderão descobrir técnicas que permitam a viagem interplanetárias.

Ser bem-sucedido na busca do planeta terrestre mais próximo fora do Sistema Solar foi uma experiência de uma vida, e resultou da dedicação e da paixão de vários pesquisadores internacionais. Esperamos que essas descobertas inspirem futuras gerações a continuarem procurando além das estrelas. A busca por vida no planeta Proxima b vem em seguida“, disse Guillem Anglada-Escudé.

A possibilidade de haver um planeta próximo a Terra que possa ser habitado já era investigado há muito tempo, porém os cientistas queriam se certificar que os dados estavam corretos antes de divulgar a informação.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo