Cidades do Mato Grosso do Sul recebem apresentações e oficinas artísticas do projeto Caravana Cultural

Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba e Água Clara recebem ação cultural focada na formação de plateia da população, bem como de alunos e educadores de escolas públicas. Iniciativa é apresentada e incentivada pela Arauco.

Astrocirco destaca as atrações da magia do circo e da performance circense no Caravana Cultural em Mato Grosso do Sul (Crédito Carol Scabora)

Campo Grande (MS) –Caravana Cultural, projeto que leva manifestações culturais para cidades com baixa programação artística no país, chega ao estado do Mato Grosso do Sul com uma programação focada na formação de plateia e na democratização da arte. Serão apresentações circenses, teatrais, de contação de histórias, além de oficinas para alunos e educadores de escolas públicas nas cidades de Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba e Água Clara. O programa, que já passou por dezenas de cidades do país, já atingiu milhares de pessoas e pretende levar educação de forma simples e divertida, com interações entre os artistas e a população. A iniciativa do Caravana Cultural é apresentada e incentivada pela ARAUCO, com foco no desenvolvimento social da região.

A primeira cidade que receberá o Caravana Cultural é Aparecida do Taboado, com ações que ocorrerão de 15 até 18 de agosto. A equipe de “Contação de Histórias” passará no dia 16 de agosto pelo CMEI Rosália Queiroz de Oliveira e CMEI Ana Maria, e, no dia 17, pelo CMEI Adalberton Rodrigues de Almeida e na Escola Municipal São Jerônimo. Ainda no dia 17 de agosto, das 8h até 13h30, haverá uma oficina para alunos com o tema “Dramatização e Jogos Teatrais”, que ocorrerá na Sala de Reunião da Cultura (Av. Pres. Vargas, 4363 – Centro). A entrada é livre e gratuita, com número limitado de 50 pessoas.

E no dia 18 de agosto, a partir das 19 horas, no Módulo Esportivo (Rua João Valeriano Duarte, 681 – Chácara Boa Vista), toda a população de Aparecida do Taboado é convidada para participar do espetáculo gratuito “Aventuras Circenses”, que pretende encantar crianças e adultos com o mundo mágico do circo. Quem conduzirá a apresentação é o “Astrocirco”, que pretende trazer para a cidade números que encantam e conduzem a magia, ao riso e à alegria. A apresentação é repleta de palhaços, malabaristas, bailarinas e o incrível mundo encantado de famosos desenhos animados.

Dramatização e Jogos Teatrais serão tema de oficinas nas cidades de Mato Grosso do Sul (Crédito Dayana Jacqueline)

A programação também se estende para as cidades de Inocência, Paranaíba e Água Clara.

Em Inocência, o Caravana Cultural ocorrerá de 21 até 25 de agosto. Duas oficinas para a comunidade e, também, duas para alunos das escolas públicas serão promovidas no Centro de Convivência Ilda Tomázia da Silva (Rua João Batista Parreira, S/N – Centro), com o tema “Dramatização e Jogos Teatrais”. A primeira aberta ao público será realizada no dia 22 de agosto, às 10h, e a segunda, às 14h. Toda a população é convidada.

Já os alunos das escolas públicas receberão as oficinas no dia 23, às 10h e 14h. E nos dias 24 e 25 de agosto é a vez de Inocência receber o espetáculo “Aventuras Circenses” pelo Astrocirco. As apresentações são abertas para toda a população e ocorrerão no Ginásio da Cidade (Av. Juraci Luís de Castro, 189), a partir das 19h.

Em Paranaíba. recebem a equipe de Contação de Histórias do Caravana Cultural no dia 30 de agosto a Escola Municipal Prof. Ignácio, às 8h, a Escola Profª Luduvina Camargo, às 10h30, a Escola Major Francisco Faustino Dias, às 13h30, e, finalizando, a Escola Maria Luiza Correa da Costa, às 15h. “A Contação de Histórias é um formato lúdico de transmitirmos o conhecimento e a arte, uma forma de grande poder de estimularmos à imaginação, ajudando no desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças, além, é claro, do físico. Ela é uma ferramenta importante na educação infantil”, explica Carol Scabora, arte-educadora e coordenadora artística e de produção do Caravana Cultural. Ainda, o Centro de Convivência Ilda Tomázia da Silva e a Escola Municipal Clotilde Bomilcar de Freitas, recebem no dia 29 de agosto, respectivamente às 9h e 15h, a Oficina para Alunos com o tema “Jogos e Dramatização Teatral”.

A população de Paranaíba também é convidada para assistir e acompanhar o espetáculo “Aventuras Circenses”, com o Astrocirco, que destaca as atrações da magia do circo e da performance circense. As apresentações ocorrerão nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, às 19h, na Escola Major Francisco Faustino Dias (Rua Jaime Queirós de Carvalho, 760 – Vila Antônio). “Pretendemos levar experiências completas, com ações nas escolas, oficinas para educadores e alunos e apresentações abertas para toda a população. Esse é o objetivo do Caravana Cultural, fazer com que essas comunidades vivem dias de arte e cultura, como ferramenta de transformação social”, completa a coordenadora Carol Scabora. Em Água Clara o Caravana Cultural deverá chegar de 4 até 8 de setembro. A programação segue a mesma e estão ainda sendo definidas as escolas, os locais e horários das ações.

Alunos de escolas municipais de Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba e Água Clara recebem ação cultural focada na formação de plateia (Crédito Dayana Jacqueline)

Para a Gerente de Responsabilidade Socioambiental da ARAUCO, Maria Harumi Yoshioka, o Caravana Cultural é um projeto que está alinhado com os valores da companhia. “Nosso valor corporativo, Bom Cidadão, fundamenta nosso compromisso com o respeito ao nosso meio e a criação de valor. Levar atividades culturais e artísticas, como o Projeto Caravana Cultural, para as cidades em que atuamos é de grande valia, pois contribui para o bem-estar social, proporcionando às crianças e à comunidade, acesso à cultura, ao conhecimento e à arte”, comenta.

Caravana Cultural é realizado pelo Ministério da Cultura | Governo Federal, apresentado pela ARAUCO e pela New Roland, com patrocínio da Rumo e da Itambé. Mais informações por meio das redes sociais oficial, no Instagram e Facebook @vemcaravanacultural

Serviço:

Caravana Cultural

Etapa: Mato Grosso do Sul

*Aparecida do Taboado: 15 até 18 de agosto

*Inocência: 21 até 25 de agosto

*Paranaíba: 28 de agosto até 1º de setembro

*Água Clara: 4 de setembro até 8 de setembro

Confira programação completa pelas redes sociais @vemcaravanacultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo