Ciclone ‘Debbie’ atinge a Austrália com ventos de 270k/h

As fortes rajadas de vento derrubaram dezenas de árvores na Austrália durante a passagem do Ciclone ‘Debbie’ – Foto: AAP/Dan Peled/ Reuters

O Ciclone ‘Debbie’ atingiu na noite desta segunda-feira (27/03), por volta das 23 horas (horário de Brasília), a Costa da Austrália, causando destruição e deixando milhares de pessoas desabrigadas. Ainda não há informações sobre vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade e o ciclone chegaram trazendo em seu bojo ventos de até 270 km/h, que foram suficientes para derrubaram árvores, postes, placas de sinalização e destelhar casas e estabelecimentos comerciais.

As autoridades locais determinaram a retirada imediata de 30 mil pessoas de suas respectivas casas, tendo todas sido levadas para abrigos seguros. Outras 20 mil pessoas que ainda permanecem em suas casas estão sem eletricidade e sem telefonia móvel e fixas, já que os cabos se romperam.

As equipes de resgate e os bombeiros informaram agora a pouco que um homem de 35 anos ficou ferido na cidade de Proserpine, a cerca de 900 km de distância da capital de Queensland, Brisbane.

Na Região de Airlie Beach, ao Sul de Towsville, na Austrália, as fortes rajadas de vento balançaram na manhã desta terça-feira (28/03) as árvores. – Foto: AAP/Dan Peled/ Reuters

Segundo um dos bombeiros que atenderam a ocorrência, a vítima foi atingida por uma parede que desabou sobre ela. O homem foi socorrido e levado a um hospital da região.

O Serviço Meteorológico da Austrália informou que o Ciclone ‘Debbie’ é um dos mais potentes dos últimos anos, e que a tormenta alcançou a categoria 4 (só um grau abaixo do nível mais perigoso).

Neste momento o Ciclone ‘Debbie’ encontra-se sobre a Ilha Hamilton, e as fortes chuvas e as rajadas de vento estão castigando a região de Airlie Beach, na Costa do Oceano Índico.

Testemunhas disseram que em algumas regiões, como os resorts turísticos que ficam localizados na Grande Barreira de Coral, mundialmente famosa, os ventos chegaram a atingir os 260km/h. Há relatos de que alguns turistas tiveram que se abrigar em porões de alguns hotéis.

As autoridades australianas ainda não conseguiram avaliar os danos causados pelo ciclone, e não descartam a possibilidade de mortes.

A previsão dos meteorologistas é de que os ventos fortes persistam até quarta-feira (29/03), quando devem perder a força.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo