Ciclone atinge o Peru e deixa ao menos 6 mortos

Temporal e ciclone atingem o Norte do Peru e provocam danos e vítima em várias regiões do país — Foto: Sebastian Castaneda/Reuters

As fortes chuvas que desde sexta-feira (10) atingem o Peru já causaram sérios danos a infraestrutura de algumas cidades e provocaram a morte de pelo menos seis pessoas. A previsão para as próximas horas é de mais chuva intensa.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um ciclone extratropical, denominado de ‘Yaku’, se formou e está atingindo o país com extrema violência. As regiões mais atingidas são: Lambayeque, Piura e Tumbes.

Centenas de casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos foram atingidos. As autoridades peruanas decretaram estado de emergência em todo o país e está enviando ajuda as áreas mais afetados pelo Ciclone Yaku.

O Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI) do Peru afirmou que as inundações causadas pelo Yaku mataram seis pessoas. O número de vítimas fatais e de feridos, no entanto, pode aumentar nas próximas horas.

Até o momento, 58 pessoas morreram no Peru desde o início da estação chuvosa, que começou a cerca de três meses.

O Peru vem sendo abalado por uma crise política e institucional que já provocaram protestos violentos em todo o país. O Congresso Peruano destituiu Pedro Castillo do cargo de presidente em dezembro de 2022 e nomeou a vice, Dina Boluarte, como nova presidente do país.

Dina Boluarte tem visitado o norte do país, a região mais afetada pelas fortes chuvas. No sábado (11), ela esteve novamente na região levando ajuda humanitária aos desabrigados e afetados pela chuva e pelo ciclone.

 

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo