Ciclone atinge Bangladesh e mata pelo menos 10 pessoas

Equipes de resgate procuram por sobreviventes após a passagem do Ciclone Roanu em província de Bangladesh neste sábado (21/05) – Foto: AFP

Equipes de resgate procuram por sobreviventes após a passagem do Ciclone Roanu em província de Bangladesh neste sábado (21/05) – Foto: AFP

Uma forte tempestade tropical, seguida pelo Ciclone Roanu, atingiu na madrugada deste sábado (21/05) o litoral de Bangladesh, deixando um rastro de destruição e mortes. Até o momento foram registradas 10 mortes, 45 feridos e 500 mil desabrigados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os ventos chegaram a atingir os 88 km/h e a tempestade e o ciclone seguem em direção a Costa Leste de Mianmar. As autoridades locais já foram avisadas.

As autoridades de Bangladesh determinaram a retirada de pelo menos 500 mil pessoas de suas casas. Várias regiões estão completamente vazias e somente policiais e soldados do Exército permanecem nos locais fazendo a segurança.

O Serviço de Meteorologia de classificou o Ciclone Roanu como sendo de intensidade extremamente alta. Há relatos de quedas de barreiras, deslizamentos de terra, desmoronamento de pontes e sérios danos em estradas e rodovias, das quais muitas já estão interditadas.

Acredita-se que o ciclone vá enfraquecendo a medida que o fenômeno natural deixe o país em direção a Mianmar, e segundo o pesquisador Abdul Mannan, do Departamento de Meteorologia do país, as chuvas deverão continuar forte por pelo menos mais dois dias.

Moradores tiveram que deixar suas casas neste sábado (21/05) em Bangladesh durante a passagem do Ciclone Roanu – Foto: AFP

Moradores tiveram que deixar suas casas neste sábado (21/05) em Bangladesh durante a passagem do Ciclone Roanu – Foto: AFP

O ciclone vai enfraquecer progressivamente e acabará se dissipando logo. Não subirá rumo ao norte do país, embora haja risco de deslizamentos de terra em algumas regiões do Sul por causa das contínuas chuvas dos últimos dias“, afirmou Abdul Mannan.

As autoridades locais disseram que as 10 mortes registradas ocorreram nas últimas horas em decorrência de quedas de árvores e muros, e também, devido a deslizamentos de terra.

O secretário do Ministério de Gestão de Desastres de Bangladesh, Satiya Saha, disse em entrevista coletiva concedida a jornalistas locais e estrangeiros, que a situação no país é considerada grave, mas que o Governo Central há está disponibilizando todos os recursos necessários as vítimas.

Ainda não temos uma apuração dos danos materiais, mas disponibilizamos recursos econômicos e comida às autoridades pertinentes caso seja necessário“, disse Satiya Saha.

Bangladesh é um país onde frequentemente ocorrem fortes ciclones, tendo os últimos registrados no país sido ‘Sidr’ (2007) com aproximadamente 3 mil mortos, e ‘Aila’ (2009), com cerca de 200 mortos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo