Cia Teatro do Mundo inaugura teatro neste sábado em Campo Grande

Local ainda terá café e boutique com venda de artesanato e roupas

Trupe do Bolonhesa se apresentando para crianças (Foto: Cia Teatro do Mundo)

Campo Grande/MS vai ganhar um espaço cultural a partir deste sábado (26), quando será inaugurada a Estação Cultural Teatro do Mundo. O local, que fica na rua Barão de Melgaço, 177, Centro, vai funcionar de terça a domingo, das 14h às 23h, com programação cultural extensa. O evento de inauguração terá entrada gratuita.

Neste sábado, o espaço irá receber diversas atrações artísticas, como o músico Martinelli, Turma do Bolonhesa, Teatro Imaginário Maracangalha, Cia Ubu de Artes Cênicas, Dj Todi, contação de histórias com a Badaiá, Batucando Histórias, pirofagia com Tauanne Gasoso, teatro de bonecos com Marcos Moura, entre outras. Também haverá palco aberto e sarau com poesia. Às 19 horas ainda terá apresentação do espetáculo Como Nascem as Estrelas, única programação em que será cobrada entrada, sendo R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

“Há de fato uma carência de espaços culturais na cidade, A Estação Cultural Teatro do Mundo pretende ser um lugar onde os artistas possam apresentar seus trabalhos de forma profissional e livre. Nós queremos servir de exemplo a mais projetos como esse. Uma casa de cultura onde haja uma integração das artes permite que os artistas estejam em permanente troca, entre eles e com o público. Campo Grande é uma capital sem um teatro independente, espaços culturais são muito importantes para que possamos construir um futuro”, afirma Fernando Lopes, diretor da Cia Teatro do Mundo.

Além do teatro, a Estação Cultural Teatro do Mundo contará com o Café do Teatro e a Boutique do Teatro, uma loja de artesanatos. “Essa foi a forma que encontramos para sustentar a sede e o projeto de grupo teatral. Entretanto, também é muito interessante que haja esse ambiente de cultura e empreendedorismo, para nos dar, enquanto artistas, a oportunidade de criar de forma mais independe”, explica o diretor.

Mais informações sobre a programação do espaço acesse o Instagram da Cia Teatro do Mundo (@teatrodomundo).

Como Nascem as Estrelas

Como Nascem as Estrelas é um solo que está dentro do “Projeto Incendiárias”, uma série de solos criados e interpretados por mulheres. Ainda este ano vamos estrear A Valsa N 6 de Nelson Rodrigues, interpretado por Tauanne Gasoso.

A peça que inaugura a Estação é interpretada pela atriz Laura Santoro. Ela conta a história de uma menina que se descobre atriz na terra de Glauce Rocha. Entre felicidades e angústias, como se manter firme na carreira artística? Na busca por alguma resposta ela encontra-se com Clarice Lispector, outra importante referência. No fim, todas se misturam; Laura, Clarice, Glauce. Um acerto poético que chamamos de Como Nascem as Estrelas.

O principal material de pesquisa para escrita do texto foi o livro do Otavio Guizzo, “Glauce Rocha – atriz – Mulher – Guerreira”, a partir desta referência encontramos a Clarice Lispector, outra grande artista do século XX.

O texto foi escrito a partir desses encontros, o que movimenta cada uma dessas artistas, as dificuldades que enfrentavam, além das dificuldades enfrentadas por Laura. “É preciso ressaltar a grande qualidade com que a Laura desempenha a função de atriz e dramaturga, é de fato uma estrela que nasceu numa cidade do interior do Brasil ao mesmo tempo que se expande rapidamente com o mundo, por desejo e capacidade. É um prazer trabalhar com a Laura e seus questionamentos, ela está sempre buscando melhorar. A orientação do texto é minha, mas foi ela quem confeccionou o texto final”, ressalta Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo