Chuva intensa não impede sucesso do Circuito Pecuário – Sistema Famasul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As condições climáticas de Nova Andradina não estavam favoráveis para a realização de um evento no dia 1º de junho. Ainda assim, mesmo com fortes chuvas, o Circuito Pecuário – Sistema Famasul realizado na tatersal do Parque de Exposições Henrique Martins foi um sucesso e ficou lotado com a participação de aproximadamente 600 pessoas, um número considerado recorde.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o evento consolidou o perfil do pecuarista sul-mato-grossense, cada vez mais atento a novas tecnologias e informações de qualidades. “Este é o evento com o maior público entre as realizações do Circuito Pecuário”, reforçou o dirigente dando ênfase à vocação produtiva do setor.

“Mato Grosso do Sul tem três pilares que fortalecem o desenvolvimento do setor: temos terras naturalmente fertéis, temos grande acesso a pesquisas, com três Embrapas e com duas Fundações de pesquisa, como a Fundação MS e Fundação Chapadão. Além da possibilidade de implantar novas tecnologias”, acrescentou Saito que citou também os números do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, reforçando a importância do acesso a conhecimentos técnicos. “Foram mais de 100 mil atendimentos em 2015”.

De acordo com as informações apresentadas pelo presidente do Sistema Famasul a região entorno de Nova Andradina possui um rebanho que ultrapassa um milhão de cabeças. “A informação é uma ferramenta para enfrentar qualquer tipo de intempérie que não é específica à nossa atividade”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos, a participação dos produtores rurais de Nova Andradina e dos municípios vizinhos mostram o engajamento do setor. “Estamos satisfeitos e realizados. Nem chuva impediu o empenho dos produtores. A nossa região tem uma atividade econômica baseada na pecuária de corte e leite, mas estamos nos destacando na agricultura. Para desenvolver ainda mais, precisamos tomar nossas decisões com base nas informações “.

Palestra – O evento foi marcado pela realização da palestra o especialista em comunicação, Jose Luiz Tejon Megido, com o tema ‘Quem vai ao futuro e quem fica no presente? Os desafios dos produtores rurais’.

Entre os diversos assuntos abordados, Tejon salientou a importância da sucessão familiar para o desenvolvimento rural. “O produtor do futuro é o produtor digital”, afirmou Tejon, acrescentando também. “Sem o jovem na agricultura, não teremos sucessão. Produtores, coloque seus filhos para conhecer melhor a mecanização da agricultura de precisão. Estimulem seus filhos na gestão.  Vamos mergulhar nisso. Sem os jovens, não haverá propriedade rural daqui há dez anos”.

Além das lideranças rurais, participaram também do evento o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora-secretária da instituição, Terezinha Cândido; o diretor executivo da Federação, Lucas Galvan e o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Também estiveram presentes, a chefe adjunta de Pesquisa da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari, que representou o Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares; o prefeito interino de Nova Andradina, Milton Sena e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), Jerônimo Alves Chaves, representante o secretário estadual Fernando Lamas.

Os presidentes dos sindicatos rurais que estiveram presentes: Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul; Florindo Cavalli Neto, de Santa Rita do Pardo; Marco Garcia de Souza, de Três Lagoas; José Ricardo Casotti, de Fátima do Sul; José Pereira da Silva, de Jateí; Paulo Cardim, de Deodapólis; Ligia Franciscon Ricardo, de Anaurilândia; Yoshihiro Hakamada, de Naviraí; Luciano Aguiar, de Corumbá; Valter Dalla Valle, de Vicentina; Manoel Agripino Cecílio de Lima, de Bataguassu; Edgar Yamato, de Glória de Dourados; Altamir José Ramos Fonseca, de Baytaporã e Antônio Gesuatto, de Angélica.

Sobre o evento – Nova Andradina sediou o Circuito Pecuário Famasul, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pelo Sindicato Rural do município, além do apoio de várias instituições públicas e privadas. Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o evento contou com a participação de mais de 600 pessoas de vários municípios, com a presença de lideranças rurais e políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo