China coloca Pequim em estado de alerta devido a passagem do Tufão ‘Doksuri’

O Tufão ‘Doksuri’ está causando sérios danos a infraestrutura da China, que colocou a capital, Pequim, em estado de alerta máximo. As intensas chuvas que caem sobre o Norte do país já deixaram cidades inundadas.

O Serviço de Meteorologia da China informou na manhã deste sábado (29), que o tufão está se dirigindo para a capital, que pode sofrer inundações. A orientação das autoridades para a população é para que evitem sair de casa e que se abriguem em lugares altos.

Foto: Reuters

As autoridades chinesas acreditam que os rios que ‘cortam’ Pequim podem transbordar, provocando inundações. As equipes de emergência já estão de prontidão.

Com o avanço da tempestade e do tufão, cerca de 130 milhões de pessoas podem ser afetadas diretamente, por essa razão as autoridades decretaram alertas laranja e vermelha em diferentes regiões do país.

O Tufão ‘Doksuri’ chegou ao continente na sexta-feira (28), derrubando linhas de transmissão de energia elétrica e de telefonia. Árvores foram arrancadas pela raiz e placas de sinalização e semáforos foram derrubados.

Cerca de 880 mil pessoas foram afetadas na Costa de Fujian e aproximadamente 354 mil tiveram que deixar suas casas, tendo sido abrigadas em casas de parentes e amigos, ou em abrigos públicos.

Há relatos de destelhamentos de casas, desmoronamento de encostas e deslizamentos de terra de morros.

Em algumas províncias, os moradores estão circulando pelas ruas e avenidas com a água na altura da cintura.

O tufão já passou pela Ilha de Taiwan, deixando para trás um rastro de destruição e mortes. A tempestade também atingiu as Filipinas, e provocou o naufrágio de uma balsa, causando a morte de pelo menos 25 pessoas.

Os meteorologistas chineses informaram que o tufão deve perder força nas próximas horas, porém as autoridades disseram que as populações que residem em Pequim, Tianjin e Hebei devem se proteger e buscar abrigos em lugares mais altos.

Espera-se para este o domingo (30), um volume pluviométrico de 600 milímetros de chuva na região de Pequim.

Por determinação do Governo Central, atrações turísticas, parques, escolas e estabelecimentos de entretenimento permanecerão fechados por tempo indeterminado, assim como empresas não essenciais. Todas as atividades esportivas estão suspensas.

Os trabalhadores nas plataformas de petróleo e gás localizadas no mar estão sendo resgatados.

O Departamento de Controle de Enchentes mobilizou cerca de 200 mil trabalhadores para atender possíveis vítimas. Cerca de 3 mil pessoas dever ser retiradas de suas casas na capital e arredores.

O Tufão ‘Doksuri’ já está sendo considerado o mais intenso a atingir a China neste ano.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo