Cavalos utilizados em tratamento com equoterapia tem melhor rendimento com auxílio da homeopatia

Academia de Equoterapia da Capital percebeu que animais tem melhor sintonia com os humanos após uso de produto da Sigo Homeopatia.

Foto: Sigo Homeopatia/Divulgação

Fortes e muito inteligentes, os cavalos ao longo do tempo deixaram de ser vistos pelos humanos como animais úteis apenas para o trabalho no campo ou atividades esportivas e ganharam status de terapeutas e grandes aliados em diversos tratamentos de saúde, de crianças e adultos.

Exemplo da grande importância do animal é a equoterapia, tratamento amplo e indicado para uma série de problemas de saúde, tantos físicos quanto emocionais. De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, o método terapêutico utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar e, além da saúde é aplicada nas áreas educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com alguma deficiência ou com necessidades especiais. A interação com o cavalo, desenvolve ainda a socialização, autoconfiança e autoestima.

Mesmo com o perfil disciplinado e servil, o cavalo, como qualquer outro animal pode apresentar resistência, inquietação e desvios de comportamento e, para garantir a perfeita sintonia entre os equinos e os alunos que a Montana Academia Equestre, em Campo Grande (MS) aderiu à homeopatia veterinária há pouco mais de dois meses para tornar o temperamento do animal ainda mais amistoso.

Foto: Sigo Homeopatia/Divulgação

“Trabalhamos com crianças de idades variadas e pessoas que buscam a modalidade para tratamentos como TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e autismo, entre outras. O cavalo por natureza tem força e temperamento mais agitado, quer correr e a homeopatia veterinária foi nossa maior aliada para mantê-los calmos, com a tranquilidade adequada para passar a confiança que as crianças, em especial precisam”, explica a sócia da academia, psicóloga Camila Spengler.

Ao procurar esse auxílio para melhorar o temperamento do animal, garantindo saúde e qualidade de vida aos cavalos que Camila conheceu a linha de produtos da Sigo Homeopatia Veterinária.

“Foi surpreendente, houve casos que em apenas um dia foi possível perceber a diferença no comportamento e o quanto o cavalo se tornou mais paciente, a homeopatia foi uma grande surpresa e de grande importância para as aulas”, destaca.

Foto: Sigo Homeopatia/Divulgação

Para a médica-veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, Dra. Mônica Souza, devido a imensa inteligência e sensibilidade dos cavalos, o convívio e a montaria promovem o estímulo, a motivação e o despertar de sentimentos como amor e afeto e a homeopatia desenvolve e apura ainda mais esse comportamento.

“Os equinos são animais muito sensíveis em todos os sentidos, tanto para o trato com os seres humanos quanto na sua resposta rápida à homeopatia. Nos 25 anos de atendimento com homeopatia, observei que é a espécie que melhor responde ao tratamento. Os cavalos interagem com a pessoa que está montando de uma maneira tão intensa que muitos cavaleiros relatam que se tornam um ser único, numa prova, por exemplo”, avalia Dra. Mônica.

Essa interação tão especial do animal com a criança que garante o sucesso do tratamento da equoterapia. No entanto, cavalos podem se estressar neste trabalho devido o ritmo.

Foto: Sigo Homeopatia/Divulgação

“Andar no ritmo mais devagar (a passo) durante todo o dia pode ser monótono e estressante para o animal. E é aí que entra o equilíbrio promovido pela homeopatia administrada ao animal, pois ele equilibrado, transmite esse bem-estar e equilíbrio para o ser humano,nessa relação tão sensível que é a parceria cavaleiro/cavalo”, revela a veterinária.

Ainda segundo a diretora da empresa sul-mato-grossense, a homeopatia atua no equilíbrio das funções, orgânicas e mentais do homem e dos animais, portanto, um cavalo equilibrado vive com bem-estar e saudável. Desta forma, é possível concluir que sua expectativa de vida será maior e com melhor qualidade.

Produtos – Dra. Mônica Souza destaca que entre os principais produtos administrados em equinos está o EngordSigo para a equideocultura (cavalos de haras, animais de laço comprido, tropas de trabalho em fazendas ou animais atletas de polo) pela ação anti-estresse e para o incremento do crescimento e da musculatura.

Os proprietários observaram que seus animais melhoram o desempenho físico e tem menos estresse no geral e principalmente em situações mais estressantes, como no transporte e no momento das provas. Muitos relatam que a melhora visível da saúde e constituição física dos animais, resultando em desempenho muito melhor. Em separado, para controlar parasitas como moscas e carrapatos nesses animais, era utilizado o EndectoSigo”, relata.

Foto: Sigo Homeopatia/Divulgação

Vale destacar que há produtos para os mais variados fins de prevenção e tratamento, não apenas para equinos de provas ou auxiliares em tratamentos como a equoterapia. A homeopatia permite prevenir e tratar estresse, moscas do chifre, problemas no casco e auxilia para aumento da imunidade e ganho de peso e massa muscular.

Sobre a SIGO Homeopatia – Empresa sul mato-grossense com linha de produtos para pecuária bem estabelecida no mercado há 15 anos, a marca conta atualmente com 12 produtos da linha SIGOPEC, que podem ser adicionados ao suplemento nutricional e utilizados em bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, bubalinos e silvestres, na prevenção e tratamento de diarreias neonatais, sodomia, verminoses, mastite, carrapatos, moscas do chifre e bernes resistentes a aditivos químicos, problemas de casco e pele, verrugas (papilomatose), incremento para fertilidade e ainda para acabamento e cobertura da carcaça na fase de engorda de bois.

Para os animais de estimação, a linha SIGOPET oferece 13 produtos que atuam no trato de infecções urinárias, tratamento da doença do carrapato, problemas cardíacos, ansiedade e excesso de latido dos cães, artrite, controle de pulgas e carrapatos, doenças de pele, infecções, fraturas e lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo