Carnaval: nutricionista explica sintomas da ressaca e como evitá-la

Para quem passou do limite, profissional dá dicas para amenizar mal-estar

Foto: Divulgação

Tão esperado e celebrado, o Carnaval já está aí com diversas comemorações em festas, bloquinhos e desfiles. Apesar do clima de festa, é muito importante que os foliões não se esqueçam de evitar o consumo excessivo de álcool, que além afetar diversos órgãos e funções do organismo, como o fígado e a imunidade, pode trazer prejuízos instantâneos à saúde e uma desagradável sensação no dia seguinte: a indesejável ressaca.

Dor de cabeça, vertigem, enjoo e boca seca são alguns sintomas e, para se livrar deles e curar a ressaca, saber como a bebida age no corpo humano e as sensações que provoca é o primeiro passo. Para isso, a nutricionista Lauana Emanuela Oliveira conversou com a Unimed Campo Grande e deu diversas informações e dicas de como amenizar as sensações de mal-estar.

O que o álcool pode fazer no corpo da pessoa?

“Na nutrição, o álcool pode afetar a alteração da absorção de nutrientes, contribuir para o sobrepeso, aumentar a circunferência abdominal, alterar a flora intestinal, interferir na imunidade, contribuir para a cirrose e prejudicar a pressão”, explicou.

Sintomas de ressaca: quais são e como evitar? 

“As consequências do consumo excessivo de álcool também podem ser sentidas no dia seguinte, com a famosa ressaca, que é o conjunto de sintomas físicos e mentais, causando dor de cabeça, sensibilidade à luz e som, fadiga, sede intensa, tontura, náuseas, sensação de boca seca, cansaço, sudorese, falta de apetite”, declarou.

“Esses efeitos também podem contribuir para reduzir a produtividade da pessoa. Além disso, para prevenir a ressaca, opte por beber mais devagar e espaçadamente, cuidando para consumir bastante água concomitantemente à bebida alcoólica, se alimentar corretamente e reduzir o consumo de álcool”, complementou a profissional.

Por que o álcool provoca sensação de ressaca no corpo humano?  

“A ressaca acontece por conta do uso em excesso de álcool e pela falta de hidratação”, disse.

Acetaldeído? 

Lauana informa ainda que o fígado é o órgão do corpo que mais sofre nesse processo. “O fígado transforma substâncias tóxicas em não tóxicas no nosso organismo e o álcool é uma substância tóxica. Quando o álcool chega ao fígado, é transformado em ácido acético, que é uma substância que não nos faz mal. Mas, antes desse processo acontecer, ele é transformado em acetaldeído, que é algo mais tóxico ainda”.

“Toda sensação de mal estar é causada pelo acetaldeído, isso porque o fígado ficou trabalhando para processar o álcool e deixou de executar funções importantes. O cansaço do dia seguinte é resultado de um corpo intoxicado, que ficou lutando contra os baixos níveis de açúcar no sangue”, finalizou.

O que fazer para amenizar a ressaca?  

– Tomar café preto

– Comer melancia, melão, abacaxi e laranja (frutas com alto teor de líquido)

– Tomar bastante água

– Se alimentar bem, apostando, principalmente, em frutas e verduras no dia seguinte

– Ficar em repouso

Meio século de história 

Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.

Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo