Carnaval: Normas ABNT proporcionam mais segurança ao folião

Artigos de festas, preservativos e até calçados seguem Normas Brasileiras para tornar a maratona das festas mais segura

Foto: Divulgação

Após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que represou a folia por dois anos, o Carnaval está de volta, com grande retomada nas ruas, blocos e festas em todo o País. Para que a alegria seja a única recordação dos foliões nessa época é preciso levar em conta alguns aspectos importantes que proporcionam mais segurança, qualidade e conforto na hora da diversão.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT conta com um rico acervo normativo para quem deseja aproveitar a maratona da folia.

Na hora de festejar é preciso estar atento a qualidade dos artigos de festas que serão utilizados, que devem possuir os requisitos mínimos de segurança, principalmente os que serão manuseados pelas crianças. Essas recomendações estão previstas na norma ABNT NBR 13883:2012 – Segurança de artigos para festas – Requisitos e métodos de ensaio.

A prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada é outro cuidado que não deve ser esquecido durante os dias de folia. A ABNT conta com a norma ABNT NBR ISO 4074:2020 – Preservativo masculino de látex natural – Requisitos e métodos de ensaio, que especifica recomendações para a produção desse importante aliado para evitar riscos à saúde.

Para quem tem samba nos pés é preciso escolher o sapato adequado para a ocasião. A ABNT disponibiliza em seu acervo a norma ABNT NBR 14834:2015 – Conforto do calçado e componentes – Requisitos e ensaios.

Eventos

Com a retomada dos grandes eventos como o Carnaval, a adoção de boas práticas na organização é fundamental e as diretrizes estão previstas na Norma ABNT NBR 16566:2016, assim como orientações para utilização de locais voltados para essa finalidade, que constam na Norma ABNT NBR 16998:2021

As instalações de eventos fechados também devem proporcionar segurança adequada ao folião. A ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios é uma das normas que fixam as condições exigíveis que as edificações devem possuir.

E por fim, a acústica é indispensável para quem deseja aproveitar as festas. A Norma ABNT NBR ISO 17534-1:2022 Software para cálculo de som ao ar livre descreve requisitos de qualidade e recomendações gerais.

Todas as normas citadas podem adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo