Campão Cultural terá artesanato, literatura, arte indígena, afro, design e moda na Feira dos Saberes

Fotos: Alvaro Herculano

Campo Grande (MS) – Em comemoração aos 45 anos de criação do Estado de Mato Grosso do Sul, a II Feira dos Saberes acontecerá durante todo o Festival Campão Cultural, de 8 a 15 de outubro, com horário de funcionamento das 16 às 22 horas, na Esplanada Ferroviária (Avenida Calógeras, 3143). A Feira trará exposição e comercialização de produtos artesanais, artísticos e literários com produção fundamentada na cultura sul-mato-grossense, em suas diversas nuances e referências.

Leia também: Impressoras para Personalizados e Lembrancinhas – Melhores 2022!

A novidade deste ano será a participação de vários municípios do interior e a disposição dos estandes de artesanato em harmonia com as rotas turísticas, que são caminhos traçados conforme o mosaico natural do Estado: Rota Pantanal, Rota Caminhos dos Ipês, Rota Bonito/Serra da Bodoquena, Rota Grande Dourados, Rota Cerrado/Pantanal, Rota Costa Leste, Rota Vale das Águas, Rota Caminhos da Natureza/Cone Sul.

No Espaço Mãos que Criam, diariamente, dentro da Feira dos Saberes, haverá demonstração ao vivo do fazer artesanal tradicional de MS, com dois artesãos por dia de evento. Isso sem contar com as oficinas de artesanato (Estamparia, Origami, Modelagem de peças utilitárias em torno, Modelagem em argila Bichos do Pantanal, Trançado em Fibras Naturais e Entalhe em Madeira), que vão acontecer durante todo o Festival, na Feira dos Saberes.

A Feira dos Saberes do ano passado movimentou R$ 280.000,00 em vendas de artesanato, e segundo a gerente de Desenvolvimento de Atividades Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, a expectativa para este ano é que as vendas superem o valor do ano passado. “A importância de uma Feira desse porte é que traz o artesanato do interior para a Capital, para que os artesãos tenham oportunidade de abrir novos mercados e também ter um intercâmbio entre eles, gerando networking”.

Fotos: Alvaro Herculano

Fashion Day – Um dia voltado ao mundo da Moda que vem para consolidar a participação da moda nos Festivais como um segmento de grande importância cultural e artística. O Fashion Day tem o objetivo de estimular uma maior participação da cadeia produtiva que envolve a Moda. Participarão criadores, empreendedores, colaboradores de toda a cadeia produtiva da moda e o público geral interessado em se profissionalizar e vislumbrar um novo segmento profissional.

O Fashion Day acontece no dia 12 de outubro, a partir das 14 horas, no Museu de Arte Contemporânea (Marco). Estarão presentes especialistas em moda para rodas de conversa, painéis e palestras, trazendo um olhar mais desperto e profissional para o crescimento do setor. O Fashion Day estimulará a reflexão sobre o poder da Moda responsável e sustentável para a geração de impactos positivos ao mundo. Para isso, contamos com a parceria da Fashion Revolution Brasil que é a representante da cadeia mundial fashionista pela conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo.

“A Segunda Feira dos Saberes, durante o Campão Cultural, terá o melhor do artesanato de Mato Grosso do Sul, atingindo todo o interior do Estado por meio das Rotas de Mato Grosso do Sul. Também temos artesanato indígena, artesanato afro, vamos ter moda, artes visuais, literatura, uma Praça de Alimentação com o melhor da gastronomia do Estado, com chefs renomados. Será uma oportunidade, durante todo o Campão Cultural, de o público adquirir o belo artesanato de Mato Grosso do Sul”, diz a gerente de Desenvolvimento de Atividades Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain.

Confira abaixo a programação das oficinas de artesanato e do Fashion Day e participe!

OFICINAS DE ARTESANATO

Oficina de Estamparia

Instrutora: Mary Saldanha de Campo Grande/MS

Data: 08 e 09 /10/2022 (sábado e domingo)

Horário: 14h00 às 17h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/62a521df27fc63418b5139769439b01a

Descrição da oficina: A oficina irá trabalhar com as técnicas de carimbo e estêncil, mostrando como aproveitar materiais simples no desenvolvimento de estampas corridas, impressas manualmente, buscando unir os conhecimentos de domínio do grupo. As estampas utilizarão as referências regionais e culturais com originalidade e criatividade, e a partir disso desenvolver uma linha de produtos.

Oficina de Origami

Instrutor: Elder Severino de Campo Grande/MS

Data: 08 e 09/10/2022 (sábado e domingo)

Horário: 18h00 às 21h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/cecd6ad3113bf024bb918e1f8e7cec64

Descrição da oficina: Com aprendizado de formas lúdicas e geométricas, explorando suas formas e possibilidades, despertando o lúdico com o papel e seus movimentos plásticos. Para todas as idades.

Oficina de Modelagem de Peças Utilitárias em torno

Instrutor: Luiz Gonzaga de Oliveira de Campo Grande/MS

Data: 10 e 11/10/2022 (segunda e terça-feira)

Horário: 14h00 às 17h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/7a747cc8ab3dce88d95e606233e898b2

Descrição da oficina: O torno é um instrumento artesanal milenar usado para modelar o barro. Seu uso requer muita prática e habilidade do artesão (oleiro) para que se promova a transformação da argila em peças decorativas ou de uso cotidiano após a queima. Luiz Gonzaga de Oliveira é mestre em produzir peças utilitárias usando essa técnica artesanal histórica.

Oficina de Modelagem em Argila Bichos do Pantanal.

Instrutor: Alex Rodrigues Cherman de Corumbá/MS

Data: 10 e 11/10/2022 (segunda e terça-feira)

Horário: 18h00 às 21h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-de-modelagem-em-argila-bichos-do-pantanal/

Descrição da oficina: A oficina irá trabalhar com crianças, adolescentes e artesãos a técnica, modelando exemplares dando forma ao barro com riqueza de detalhes. Serão figuras que retratam a fauna pantaneira, como tuiuiús, garças brancas, jacarés, capivaras, araras, tucanos e onça-pintada. Alex é um dos mais velhos na Casa do Massa Barro da Cidade de Corumbá.

Oficina de Trançado em Fibras Naturais

Instrutor: João da Fibra do Ceará/CE

Data: 12, 13 e 14/10/2022 (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: 14h00 às 17h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/951c8d793ad4c5fc6a61387faa7b0d96

Descrição da oficina: O Mestre artesão cearense se dedica a quase quatro décadas à técnica do trançado, ensinada pela mãe, também artesã autodidata. Irá desenvolver componentes para biojoias com um conceito socioambiental, que misturam as suas fibras com sementes resultando em peças contemporâneas e muito originais.

Oficina de Entalhe em Madeira

Instrutor: Elpidio de Freitas de Campo Grande/MS

Data: 15/10/2022 (sábado)

Horário: 14h00 às 17h00 e das 18h00 às 21h00

Capacidade: 15 vagas (turma única)

Local: sala de oficinas na plataforma cultural, Av. Calógeras, 3015 – Campo Grande/MS

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/preview/f35eb0a1695ff257f30ea04b70d1e9e9

Descrição da oficina: Repassar a técnica de talhar a madeira com uso de formão, goiva e lixa para obter uma escultura ou objetos decorativos ou utilitários. De uma forma geral, ensinará a escolher madeiras macias, quais ferramentas e como devem ser bem afiadas, rígidas e com boa pegada, equipamentos de proteção, desenhar do entalhe, como entalhar de forma segura e o acabamento.

PROGRAMAÇÃO: MODA

FASHION DAY

Dia 11/10

Local: Marco – Museu de Arte Contemporânea

19h00 Abertura para convidados

19h30 Fashion Talk

20h30 Coquetel

* Como convidados entendemos os palestrantes, os 15 criadores selecionados, os lojistas que participarão da Rodada de Negócios, figuras públicas do Festival e produção.

Dia 12/10

Local: Marco – Museu de Arte Contemporânea

14h00 Abertura para público

15h00 palestra sobre marketing digital para a moda – Convidaremos um (a) blogueiro (a) especialista em moda

16h00 desfile de 3 marcas

16h30 painel com Fernanda Simon, diretora do Instituto Fashion Revolution, para falar sobre PORQUE PRECISAMOS DE UMA REVOLUÇÃO DA MODA e convidadas da cadeia produtiva da moda, residentes em Campo Grande.

17h30 desfile de 3 marcas

18h palestra com Paloma Gervario, coordenadora de diversidade do Instituto Fashion Revolution, para falar sobre MODA DECOLONIAL.

19h00 desfile de 3 marcas

19h30 palestra com Renata Abranchs, cofundadora do movimento Criável, cocriadora e mentora do site RIOetc, coautora de sete livros sobre moda, cofundadora do movimento #FeitoNoBrasil, para falar sobre CULTURA DE MODA.

20h30 desfile 6 marcas

21h30 encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo