Campanha ‘Um Dia No Parque’ estimula o contato de crianças com a natureza através da visita às Unidades de Conservação

No dia 23 de julho, ocorrerá mais uma edição da Campanha Um Dia No Parque, um evento anual que tem como objetivo principal incentivar famílias e comunidades a explorarem as maravilhas das Unidades de Conservação (UCs), como parques e reservas. Neste dia, serão oferecidas diversas atividades, em várias regiões do país, para todos os públicos.

Foto: Divulgação

Um dos grupos que mais se divertem é o das crianças, que são o foco de atividades como observação de animais, caminhadas e ações que estimulam a curiosidade e trazem muitos benefícios. Claudia Tiscoski, guia de turismo especializada em atrativos naturais, da Família na Trilha, conhece na prática estes benefícios: “Quando observamos uma criança que com frequência está na trilha, é visível a intimidade com o meio natural, a desenvoltura para vencer obstáculos, a curiosidade com que o olhar busca as espécies que já conhece e as novas que quer conhecer”.

Diversos estudos reforçam a importância do contato com o meio ambiente para o desenvolvimento saudável e o bem-estar infantil, porém, as crianças estão cada vez mais conectadas a dispositivos eletrônicos, dedicando pouquíssimo tempo para as atividades ao ar livre. A natureza oferece uma infinidade de benefícios que vão além da diversão, podendo ser físicos, mentais e emocionais, ajudando também no desenvolvimento cognitivo. Eis alguns exemplos:

  1. Saúde física e bem-estar:Passar tempo ao ar livre, em meio à natureza, promove a prática de atividades físicas, como caminhadas, trilhas e brincadeiras ao ar livre. Essas atividades contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, reduzem o risco de obesidade infantil e melhoram a saúde cardiovascular das crianças.
  2. Saúde mental e emocional:Estudos demonstram que o contato com a natureza diminui o estresse, ansiedade e sintomas de depressão em crianças. A exposição a ambientes naturais também estimula a curiosidade, a criatividade e a imaginação, proporcionando um alívio para a mente e uma sensação de bem-estar geral.
  3. Desenvolvimento cognitivo:As UCs oferecem um ambiente rico em estímulos sensoriais, estimulando a cognição e o desenvolvimento cerebral das crianças. A observação da fauna e flora, o contato com diferentes paisagens e a interação com elementos naturais despertam a curiosidade, a capacidade de observação e a habilidade de resolução de problemas.
  4. Conexão com o meio ambiente:Levar as crianças às UCs é uma oportunidade única de conectá-las com a natureza, fomentando o respeito e o cuidado com o meio ambiente desde cedo. Essas experiências têm o poder de despertar o senso de responsabilidade ambiental, formando futuros defensores da natureza.

O Instituto Alana leva tão a sério essa conexão que lançou o Programa Criança e Natureza, que tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo o seu vínculo com a natureza. Maria Isabel Amando de Barros, do Instituto Alana, comenta que “nossas Unidades de Conservação são espaços privilegiados para a experiência do encontro com a natureza. Todas as crianças têm o direito de tomar banho de rio, subir num pico ou dormir sob um céu cheio de estrelas. Experiências como essas serão lembradas por muito tempo e ajudarão a criança a se vincular com a vida.”

A campanha Um Dia No Parque busca sensibilizar as famílias sobre estes benefícios e incentivar a visita às UCs em todo o país. O evento oferecerá atividades diversas, como trilhas guiadas, oficinas educativas, palestras e interações com especialistas em meio ambiente. É um ótimo programa para levar as crianças e se divertir.

Pedro Jorge Miranda Duarte Ferreira, 10 anos, participou do Um Dia No Parque em 2022 no Parque das Águas, em Capão Bonito, São Paulo e gostou da experiência: “O dia em que fui ao Parque das Águas apreciar a natureza e ver os pássaros, eu achei bem interessante. Como eu nunca tinha ido ao Parque tão cedo, eu nunca tinha visto tantas espécies diferentes de pássaros. Eu gosto de ficar na natureza porque gosto de ver os pássaros, as árvores, e me sinto bem quando estou lá e depois também”.

Sobre a campanha:

A campanha Um Dia No Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.

O tema do Um Dia No Parque 2023 é “É hora de cuidar do nosso lar”. Dando continuidade à ideia de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia, o UDNP 2023 quer lembrar as pessoas que é necessário cuidar das Unidades de Conservação e que o contato com a natureza contribui para a saúde física, mental e emocional.

No ano passado, a campanha atraiu mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil para as UCs, proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para crianças e adultos. Neste ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, à medida que mais pessoas reconhecem os benefícios significativos que essas experiências podem trazer para o desenvolvimento de todos, inclusive das crianças.

Como Participar?

Toda a comunidade é convidada a participar: Unidades de Conservação, grupo de associações, de empresas públicas e privadas, coletivos, organizações não governamentais ligadas ou não à conservação da natureza, famílias, grupos de amigos, ou seja, a sociedade em geral.

O cadastro das atividades deve ser feito por quem as oferece por meio de um formulário ou pelo e-mail umdianoparqueudnp@gmail.com. As atividades serão cadastradas pela equipe do Um Dia No Parque e ficarão disponíveis para busca no site da ação, umdianoparque.org.br. Por isso, dê todas as informações necessárias para os interessados, como nome da Unidade de Conservação, endereço, nome e contato do responsável, atividades previstas, público-alvo, horário, local de encontro, e capriche na descrição da atividade! No formulário online há exemplos de como fazer a descrição da atividade e é a melhor maneira de fazer o cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo